quinta-feira, novembro 01, 2007

Publicidade Global - Síntese teórica

Preconiza um determinado nível de standardização/padrão a nível macro (internacional) quer das estratégias de comunicação, quer das próprias campanhas, permitindo pequenas adaptações pontuais.



Fala-se de Marcas Universais – Coca-Cola, Audi, Benetton, Ford, Vodafone, Sony, ...

A Publicidade Global tem de se preocupar com valores universais porque as diferenças entre os países são grandes. É fundamental ter em conta os objectivos e a necessidade de que este tipo de mensagem não colida com os valores instituídos.




Tem de ser uma campanha universal sem entrar em choque com os valores instituídos, o que implica que a campanha seja igual em todo o mundo e que passe a mensagem sem desvirtuar a imagem de Marca e sem a desacreditar, o que pode acontecer caso a mensagem colida com esses valores instituídos.

A Publicidade Global é usada pelas Marcas Universais, que utilizam os mercados mundiais para diluírem os seus custos de produção.

Detectados os valores universais globalmente aceites, desenvolve-se uma campanha mais abrangente e mais complexa que não implica constrangimento, fazendo-se apenas alterações locais, consoante a necessidade de as efectuar ou não.
Ex. Slogan – Always Coca-Cola
Sempre Coca-Cola

Vantagens da Publicidade Global

1. A distribuição em termos universais da mesma comunicação para mercados diferentes só implica ligeiros custos de adaptação, mantendo os custos de produção iguais;



2. O reforço da Marca é resultante da coerência das mensagens difundidas universalmente pelos vários mercados;


3. Este reforço que se liga ao território da Marca permite, em sociedades de mercados abertos, que as Marcas detenham uma Notoriedade e uma força que vai fazer a diferença em termos de concorrência uma vez que acabaram os posicionamentos técnicos. É a imagem de Marca que vende.

Desvantagens da Publicidade Global

1. Países que podem ter regulamentações diferentes que originam entraves à campanha;


2. Legislação que pode criar dificuldades;


3. Diferentes expectativas e diferentes hábitos de consumo dois diferentes mercados, que condicionam a mensagem da Marca e a sua aceitação.

A Publicidade Global é feita apenas por Marcas universais que anunciem no mundo inteiro. Já a Comunicação Global pode ser feita por qualquer Marca.

1 Comments:

Blogger Virgínia Coutinho said...

No seguimento deste post aqui vai uma sugestão: "Mundialização da Cultura" (Jean Pierre Warner). é um livro onde o "fracasso" da teoria da convergência (a aproximação das caracteristicas culturais para uma cultura padronizada), e a importância crescente da identidade de uma cultura...:)

6:16 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home