quinta-feira, novembro 01, 2007

Comunicação Global - Síntese teórica

O que é então Comunicação Global?

É a focalização/centralização das marcas que visa uma conceptualização do conjunto de todas as potencialidades de comunicação da empresa. É conseguida através de:

1. Estratégia de construção e capitalização de um território exclusivo da Marca;


2. Definição e operacionalização de uma política integrada e coerente inter-meios. Deve gerir a comunicação nos diversos meios para aproveitar a energia existente entre eles;

3. Permanente integração do conjunto, percebendo se estamos ou não no caminho certo. Avaliação permanente para se corrigirem os desvios.

Um território de Marca constitui a única diferença verdadeira e duradoura para uma empresa. Uma comunicação global é uma filosofia de actuação para a empresa. Para o consumidor é uma nova representação da empresa que a torna claramente identificável, interactiva pela comunicação bidireccional, perceptível e coerente.

A comunicação global através do território de Marca gera um sistema de valores e de referências.

No panorama actual da comunicação cada vez mais as estruturas integradas são uma realidade.

A comunicação global é assim a definição de uma estratégia tendo como instrumento, para a sua definição, um conjunto de técnicas que criam entre si sinergias e interacções. É fundamental existir para cada técnica do Mix de Comunicação, uma coerência e uma correlação entre as técnicas para aproveitar a energia existente entre elas.

A Comunicação Global pode ser a 2 níveis:

. Ao nível do Marketing - Comunicação de Marketing ou Comunicação Comercial, que suporta e apoio a venda de produtos e serviços;

. Ao nível da Empresa - Comunicação Corporativa, Empresarial, Institucional, que legitima a empresa enquanto agente social.

Em ambos é fundamental a integração entre as várias técnicas de comunicação numa lógica Integrada - EGIC - e de acordo com os sub-sistemas de comunicação.

Há 4 sub-sistemas que integram uma Política de Comunicação Global:

1. Sub-sistema de comunicação de pertença – comunicar para partilhar;
2. Sub-sistema de comunicação comercial – comunicar para vender;
3. Sub-sistema de identificação – política de nomes, Marcas, identificação visual e sonora, logótipos, linhas gráficas, ...;
4. Sub-sistema de auditoria e controlo – organização do feed-back.