segunda-feira, setembro 25, 2006

New Trends - Participação Aberta - NeuroMarketing

A minha ex aluna Joana Leitão aderiu ao desafio lançado, a respeito da minha intervenção na ExpoEventos, e enviou-me um pequeno texto sobre NeuroMarketing, que reproduzo na íntegra sem qualquer alteração:


A CONSTANTE EVOLUÇÃO DO MARKETING

O cérebro humano é de uma complexidade brilhante. Somos aquilo que mostramos aos outros, mas somos também uma variedade de sensações, estímulos, preferências e impulsividade, só compreensíveis à luz de outra análise mais profunda.


O Neuromarketing dedica-se exactamente a explicar todos esses fenómenos, que condicionam as nossas escolhas e que nem sempre conseguimos explicar.

Numa sociedade em que somos inundados de mensagens e estímulos, temos dificuldade em perceber aqueles que nos realmente interessam e em controlar o que acreditamos ser totalmente controlável. O nosso insconciente pode mesmo superar-nos no que diz respeito a escolhas. Extraordinário pensar como trabalha a mente humana.

Hoje sabemos que as alterações no fluxo sanguíneo e a oxigenação de determinadas áreas cerebrais poderão determinar as nossas reacções. Interessante pensar nisto quando sempre acreditámos que nos controlávamos perfeitamente...

O que é verdade no momento da escolha de uma marca poderá não ser somente explicável através de equações de valor, de factores económicos ou racionais. Somos efectivamente controlados por fenómenos extra racionais..?

Joana Espírito Santo Leitão
Setembro 2006

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Concordo com esta exposição, mas questiono-me ainda sobre como é que na prática se vão aplicar estes conceitos?
Na minha modesta opinião penso que o Marketing continua a despresar este tipo de abordagem centrando-se apenas e só no campo dos dados palpáveis e das certezas que a sua análise produz.
Este papel tem sido conferido aos profissionais da comunicação que não só têm que se preocupar em criar ideias originais para todas as acções que o Marketing lhe solicita bem como com outros aspectos que dizem respeito ao prórpio Marketing e que poderiam esses sim ser incluídos no Neuro Marketing.
Em breve acrescentarei uma proposta para este caso.

10:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home