terça-feira, fevereiro 28, 2006

Marketing Político e Eleitoral

A expressão Marketing Político surgiu na última década na América Latina. E cada vez mais será parte indissociável do léxico das actuações políticas mundiais.

Geralmente associam-se ao termo Marketing Político ou Marketing Eleitoral conotações de manipulação das percepções e opiniões da população, mediante recursos sofisticados e dispendiosos de comunicação, principalmente com o recurso de Televisão e Exterior (Outdoor).

Frequentemente se pensam que estes procedimentos geram uma influência decisiva sobre as vontades dos eleitores, supondo-se que quem melhor usar as técnicas, assegurará melhores resultados.

Esta intuição é reforçada por alguma ficção cinematográfica. Por exemplo, no final do filme “Power” sugere-se que é no domínio da comunicação que reside a verdadeira soberania de um país. Como em toda a ficção, reconhecem-se partes de realidade, embora muitas vezes exageradas.

Em termos quotidianos, o Marketing Político é a busca de votos com a ajuda da técnica, da estratégia e da operacionalização.

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