terça-feira, fevereiro 28, 2006

Comunicação - O que é?

O que significa a expressão “ Comunicação” ?

O que é “ Comunicar “ ?

O Homem tem necessidade de “Comunicar”? Porquê?

Os animais também “comunicam” ?

Podíamos construir milhões de perguntas sobre o que é na realidade a Comunicação. Obteríamos milhões de respostas. Algumas mais completas, outras mais complexas, mas as dúvidas sobre o conceito de Comunicação, decerto não seriam resolvidas.

Hoje em dia “toda a gente comunica”, melhor toda a gente fala de comunicação, como uma palavra vulgar e perfeitamente assimilada no vocabulário quotidiano. Eles são os sociólogos, os psicólogos, os semiólogos, os arquitectos, os engenheiros, os publicitários, os jornalistas, os professores, os alunos, mas colocamos, de novo, a questão: o que significa a expressão “ Comunicação “?

O leitor ou a leitora já se imaginou numa ilha deserta com 836m2 de areia límpida e suave, duas palmeiras, cobertas de cocos, em pleno Oceano Atlântico, rodeada de água por todos os lados, sem televisão, telemóveis ou pessoas para interferirem nesta visão perfeita do Paraíso?

O nosso bem estar, enquanto humanos, depende da satisfação de múltiplas necessidades, tendo essas necessidades evoluíram com o próprio homem. No princípio da humanidade a comunicação satisfazia as necessidades básicas - fisiológicas e de segurança. Hoje a comunicação responde às necessidades do topo da pirâmide de Maslow - pertença e afecto, estima e auto-realização. No fundo, podemos afirmar que: a Comunicação responde a todas as necessidades do Homem.

A Comunicação Humana reveste-se de múltiplas formas, através das quais o Homem transmite e recebe ideias, impressões e imagens de todo o tipo. E muitos destes símbolos, embora compreensíveis, não conseguem ter expressão em palavras.
A comunicação encontra-se presente em todos os momentos e em todos os actos quotidianos do ser humano.

Os concursos, as telenovelas, o futebol, a publicidade, os noticiários e todos os demais programas culturais, informativos ou de lazer são meros instrumentos utilizados pelas empresas “produtoras de Comunicação”, para atingirem os seus objectivos comerciais, numa guerra sem tréguas pelas audiências.

Comunicar, é pôr em comum uma informação, é partilhar uma opinião, um sentimento, uma atitude, um comportamento. Tudo isto, frequentemente, com o objectivo de convencer, persuadir (de mudar de opinião, adoptar um comportamento diferente...).

Por Natureza, o Homem é um ser social, preparado para viver em Sociedade. Conversar, transmitir conhecimentos, trocar experiências, evidenciar gostos e capacidades, contar medos, anseios e paixões, descrever derrotas ou vitórias que sobressaltam a cada instante do dia-a-dia, faz com que cada um de nós estabeleça com os demais, uma multiplicidade de relações, donde resulta a nossa inserção num conjunto relacional extremamente complexo.

Para Colin Cherry, comunicação significa “compartilhar elementos de comportamento ou modos de vida, pela existência de um conjunto de regras”.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

olá gostaria de uma informação: qual a numeraçãi de pagina em que encontro o conceito de comunicação feito por Colin Cherry?
desde já agradeço a ajuda, neiliane feltrin

2:06 da manhã  
Anonymous leisianny cavalcante said...

olá gstaria de tirar um dúvida , em seu artigo vc falou:

" Para Colin Cherry, comunicação significa “compartilhar elementos de comportamento ou modos de vida, pela existência de um conjunto de regras.

eu sou acadêmica de psicologia e estou fazendo minha monografia sobre comunicação e achei interessante essa colocação , eu queria colocar como citaão em minha monografia , porém gostara de saber o livro que vc encontrou essa citação e o ano para eu colocar como referência. me envia por email por favor.

leisianekarla@hotmail.com

desde ja agradeço

3:38 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home