segunda-feira, abril 18, 2011

A atenção de um Blog

Dou por mim a pensar que faz bastante tempo que aqui não escrevo. Não que não tenha muitas e novas coisas para dizer. Nada disso. Felizmente todos os dias aprendemos e somos confrontados com coisas novas que devemos reter e partilhar. Ou não estivéssemos na Sociedade do Conhecimento.

Mas o facto (ou o fato com o novo acordo ortográfico) é que, contrariando tudo o que ensino, não tenho tido tempo para aqui escrever e partilhar informação. Faz 5 anos que criei este Blog com o intuito de o direccionar para quem por algum motivo ligado ao marketing, comunicação e marcas, precisava de aceder a diversa informação teórica sobre os temas inerentes a este capitulo da gestão.

Aproveitei para motivar alunos a criar e a partilhar trabalhos e projectos via Blogues. Passei e recebi mensagens várias por esta via. Fizemos em diversas turmas diversos trabalhos que por aqui foram publicados e apresentados. De facto existe aqui bastante informação que não perdeu validade.

Eu é que não tenho conseguido publicar nem o que gostava nem na velocidade que queria e mais, que se impunha.

A atenção dada a um blog deve ser elevada, requerendo tempo, dedicação e actualização constante. Não prometo que o consiga fazer daqui para a frente em melhor ritmo.

A informação que tenciono continuar a colocar afastar-se-á naturalmente do Marketing e da Comunicação para se centrar mais na Inovação, Empreendedorismo e Tendências/CoolHunting. Até porque olhando o Marketing e a Comunicação que se faz hoje não vemos grandes evoluções conceptuais, estratégicas ou operacionais.

Falta coragem para arriscar. Falta capacidade dos Marketeers fazerem acontecer e se credibilizarem junto do topo das empresas. Falta tanta coisa ao Marketing e à Comunicação que ás vezes dá pena ver como se arrastam empresas e agências, profissionais e professores a fazerem mais do mesmo, sem criatividade ou imaginação para fazer melhor e diferente.

É a crise, dizem. A crise de ideias, de capacidade de trabalho e de vontade.

Não só em Portugal. Mas muito em Portugal. Bom ver momentos como o que a APPM este ano proporcionou com boas palestras e bons temas. Pena ver que os Marketeers cada vez vão lá menos e mais grave: os Directores de Marketing e decisores da área abandonaram a presença neste certame. Sou do tempo (esta ficou estranha) em que na Semana do Marketing da APPM se via a estrutura decisória das empresas e dos departamentos de Marketing lá em troca de ideias, partilha de experiência e network. Hoje vejo muitos juniores e poucos seniores. Das duas uma: ou o Marketing em Portugal perdeu os Seniores; ou estes já aha que sabem tudo.

Seja como for. A atenção dada a um blogue, marca ou empresa tem de ser a mesma. Porque dei muita atençao à marca e empresa onde trabalho descurei um pouco a atenção do Blogue. Espero que não volte a suceder.

Obrigado aqueles que lêm, comentam e partilham.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Gosto!

5:42 da tarde  
Anonymous Diana V Carriço said...

Caro Luis,

Concordo em grande parte ( se não em parte toda! ) com o que se diz em relação aos Marketers de Portugal acharem que já sabem tudo.. essencialmente, perdeu-se muito a vontade de arriscar ( se é que alguma vez a houve ) e o comodismo faz parte da ordem de trabalhos do dia a dia - penso que em Portugal a crise de vontade de ter ideias e de as por em funcionamento é um mal secular.
Espero ansiosamente por novos posts sobre Cool Hunting / trends research e inovação e fica uma sugestão.... que tal um ar novo ao blog... Um novo template já que estamos em tempo de mudança?

Apenas uma ideia :)

Diana V Carriço

6:34 da tarde  
Anonymous Daniel Pereira said...

Luis, bom post! O que mais me chamou a atenção foi a parte do "Das duas uma: ou o Marketing em Portugal perdeu os Seniores; ou estes já acham que sabem tudo." .. A veracidade da segunda proposição tem-me queimado alguns neurónios nos últimos tempos! Mas venha a geração sanduíche (nem júniores nem séniors) e tentar inovar isto tudo, ou então não saimos da cepa torta, e voltamos ao tempo do "Eu ainda sou do tempo" ... eheheh.. quando ao tema geral, compreendo-te perfeitamente, pois em 10 anos do meu blog, 50% deve ter estado parado, por essa famosa falta de tempo.. melhores tempos virão meu caro! um abraço!

1:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home