terça-feira, fevereiro 08, 2011

Oportunidades “Só encontra quem procura”

Quero começar este artigo dizendo que ele é uma continuação do anterior (Artigo 17 – Empreendedorismo). Caso não o
tenha lido, por favor, faça isso antes de continuar. Ele está disponível no link: www.esamc.br/artigos.

No artigo anterior, explorei o conceito e os atributos da competência comportamental que, na minha visão, define quem vai entrar para a história e quem vai ser esquecido por ela. A competência dos que realizam grandes feitos, daqueles que não se contentam com pouco, a competência dos ambiciosos (no sentido positivo da palavra). O nome dela é Empreendedorismo.

Vamos relembrar aqui a sua definição e os seus atributos:

Definição:
“Capacidade de visualizar oportunidades, calcular e assumir riscos, e implantar planos e projetos que gerem valor”

Atributos: - Capacidade de visualizar oportunidades; - Competência para calcular o risco desta oportunidade e coragem para assumi-lo; - Capacidade de elaborar um plano para aproveitar esta oportunidade; - Capacidade de implantar o plano criado.

Hoje eu quero explorar o atributo número 1 - A capacidade de visualizar oportunidades. Este atributo pode parecer, analisando os quatro numa sequência lógica, o que define se uma pessoa pode ou não ser empreendedora. É bastante razoável achar que, se eu não conseguir desenvolver este primeiro atributo, dancei. – Como calcularei o risco de uma oportunidade e elaborarei um plano se não conseguir identificá-la? No final desta série eu mostrarei que a coisa não é bem assim. Entretanto, desenvolver este atributo representa um passo importante para que você possa dar início a um ciclo de vitórias na sua vida profissional.

Bom, mas vamos à seguinte questão: Como identificar oportunidades? Quando analisamos casos de pessoas que descobriram algo novo e atingiram o sucesso com esta idéia, é muito comum ouvir, ou até mesmo nos fazermos perguntas do tipo: - Como ele(a) teve esta idéia? – Como descobriu isso? Em outras palavras, coisas novas parecem ser frutos de mentes brilhantes, de pessoas com um nível de inteligência superior às demais. Mas, ao analisarmos historicamente tais casos, podemos concluir com certa facilidade que, com raríssimas exceções, nós temos a sensação de que, com o passar do tempo, aquilo seria descoberto mais cedo ou mais tarde. Se não fosse aquela pessoa, outra o faria. Isso nos leva a uma conclusão: As pessoas só usufruíram desta oportunidade melhor que outras porque foram as primeiras a encontrá-la. Este é bônus do pioneirismo. E ele á alto, obviamente quando a idéia é boa. Chegar primeiro representa muito. Nunca duvide disso!

Quando conheci, após a longa pesquisa que conduzimos na ESAMC com líderes empresariais, estes atributos da competência Empreendedorismo, fui invadido por uma inquietude enorme. Há quatro anos busco observar o comportamento de pessoas que considero empreendedoras para tentar identificar um padrão de atitudes que pudesse ser desenvolvido em outras pessoas. Em alguns casos encontrei algo. Em outros, não. Porém, neste atributo em particular, creio que encontrei a palavra que deve servir de base para o desenvolvimento desta capacidade de visualizar oportunidades – CONDICIONAMENTO.

Marcelo Veras
Vice-Presidente Academico
ESAMC
marcelo.veras@esamc.com