quarta-feira, outubro 06, 2010

WTR 2011/2012 em Lisboa dia 4 Novembro

RAIVA, DESCONFIANÇA, CINISMO E DECADÊNCIA – COMPORTAMENTOS QUE VÃO ESTAR CONNOSCO POR UM BOM TEMPO

O título acima poderia ser de um filme de Quentin Tarantino ou de um tratado sobre a Guerra Fria – mas na verdade é o de uma das 10 Mega Tendências do Consumidor para 2011e 2012 apontadas pelo professor Carl Rohde, fundador e CEO da Science of the Time, a maior e mais antiga empresa do mundo especializada em Tendências e mentalidades do consumidor.

“Raiva, Desconfiança, Cinismo e Decadência” surgiu com a crise mundial de 2008 e, devido às medidas de austeridade em aplicação na Europa - e particularmente em Portugal no momento actual - tende a ter cada vez mais importância para empreendedores, gestores, marketeers, directores de vendas e publicitários, já que:

1. Pressupõe a mutação do impacto das crises em ‘raiva’ contra aqueles que as provocaram;
2. Incorpora uma enorme quebra da confiança principalmente em relação aos sectores público e financeiro;
3. Gera uma retracção ainda maior na propensão a consumir e/ou investir (ao contrário da poupança, que tenderá a aumentar);
4. Exige um grau cada vez maior de apresentação de argumentos sólidos e detalhados para vender-se algo;
5. Aumentará também, por um lado a necessidade de nos darmos indulgências e mimos, como compensação pelas ansiedades e medos vividos; por outro a relevância das “Marcas de Confiança” e das figuras de “Autoridade Comprovada”.

Tudo isto é apenas um resumo do que esta «Mega Tendência» nos revela e, uma vez que falamos em Tendências, é importante definirmos aqui o que a Science of the Time entende como tal, já que não estamos a falar de moda ou modas (embora estas possam ser reflexos de tendências) e, menos ainda de ‘modismos’ breves.

E como uma Tendência pressupõe uma mudança de comportamento, é necessário observar, analisar e interpretar de forma constante os comportamentos no contexto, para detectar as tendências emergentes e monitorizar a evolução das tendências estabelecidas.

Para fazer este trabalho, e para além da liderança do professor Carl Rohde e de Vincent Albers, a Science of the Time conta com uma equipa com mais de 30 Trend Watchers – sociólogos, marketeers, professores, publicitários e jornalistas de nomeada nos cinco continentes – actuando como observadores permanentes dos acontecimentos e fenómenos de Marketing, Comunicação e comportamentos sociais que a “abastecem” mensalmente com novos inputs.

Estes inputs são complementados por «Cool Hunts» regulares, e os seus resultados são, então, interpretados e articulados, sendo publicados com regularidade frequente nos sites www.scienceofthetime.com e www.ayr-consulting.com, com formatação integral e aprofundada em relatórios anuais como o World Trend Report 2011/2012.

Este World Trend Report 2011/2012 será apresentado em Portugal pelo professor Carl Rohde e Vincent Albers em Lisboa no próximo dia 4 de Novembro, num almoço organizado pela APAN, com a apresentação e debate das 10 Mega Tendências 2011-2012. Este lançamento será também um aperitivo para a Conferência Anual da APAN, que decorre logo depois, durante a tarde, no Fórum Picoas.

Luis Rasquilha
Managing Partner | Senior Vice-President
AYR Consulting, Trends & Innovation
(a scienceofthetime.com company)

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