Identidade Corporativa
A Identidade Corporativa, do inglês, Corporate Identity, pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial e única. Esses atributos podem ser classificados como essenciais e acidentais. Os atributos essenciais, como o nome diz, são os que definem a essência da empresa; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência.
(adaptado de wikipedia)
A imagem é aquilo que a empresa deseja transmitir, é a sombra da sua identidade.
Quanto mais clara for a identidade da empresa mais coerentes serão os seus objectivos, comportamentos e acções, sendo assim mais fácil atingir a imagem que ambiciona. Um dos grandes desafios para as empresas é compatibilizar a sua identidade com a sua visibilidade. A visibilidade compreende todo o conjunto de manifestações externas que tornam uma empresa visível e perceptível aos olhos e sentimentos da opinião pública, não correspondendo algumas vezes à identidade da empresa.
Por vezes o problema não está na informação fornecida, mas na forma como ela é comunicada para o público que a interpreta, apelando a referências pessoais, definindo rapidamente se essa ideia merece ou não a sua aceitação, crédito e interesse. A forma como se comunica pode influenciar negativamente a descodificação da mensagem.
As ideias consideradas verdadeiras formam crenças e, com base nelas, associada à ideia da empresa ou produto, constrói-se uma “imagem pública” sobre as empresas. Isto reforça a importância da coerência entre aquilo que a empresa é, e a forma como o comunica.
Existem acções e instrumentos que as empresas podem definir e utilizar para melhorar a sua imagem face aos diversos públicos. No mundo actual, em que ainda existem grandes diferenças sociais e muitas carências, as empresas tem um amplo terreno para trabalhar e podem contribuir com mais valias reais para as populações. Este tipo de acções, desde que sérias e continuadas, ajudam de forma impar a criar, manter ou melhorar a imagem de qualquer empresa. A actuação da empresa em questões sociais pode ser efectuada em áreas como a qualidade de vida, a capacitação pessoal, a convivência pessoal, e mesmo a sobrevivência. Direccionando a actuação da empresa para uma destas áreas, estaremos a associar a sua imagem à preocupação com a sociedade, definindo um dos seus focos estratégicos na responsabilidade social.
Quando as acções sociais são bem conduzidas, elas garantem a qualquer empresa uma posição de destaque na sociedade onde actua.
“Com uma imagem empresarial fortalecida, sujeita a poucos riscos, pois o consenso existe sobre a necessidade de satisfazer e de dar prioridade às carências sociais, a empresa canaliza a sua procura de competitividade para factores como preço, qualidade, marca, serviços e tecnologia” (Neto e Froes).
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