Marketing Desportivo - Introdução
Segundo Philip Kotler, o Marketing Desportivo consiste numa interpretação do conceito do marketing e da sua aplicação que não os estritamente empresariais. Assim, o marketing desportivo ultrapassa as fronteiras desta afirmação, isto porque, se dentro do contexto desportivo podemos encontrar agentes e instituições sem fins lucrativos, podemos também encontrar diversas indústrias e prestadores de serviços que estão constituídos empresarialmente.
Todo este jogo faz com que o desporto seja um fenómeno duplo e com variáveis bastante particulares, aos quais o conceito deve atender. Exemplo disso é um outro aspecto importante, o uso do desporto como veículo de comunicação por parte de outros agentes que embora não intervenham directamente no sector como sua actividade principal, usam-no de modo a chegar aos seus consumidores ou potenciais consumidores.
Outro elemento importante para a construção de um conceito de marketing desportivo é a reflexão sobre se devemos ou não considerar que do ponto de vista organizacional uma actividade desportiva pode ser equiparada a um serviço. Daí que se possa introduzir no conceito de marketing desportivo os elementos distintos de prestação de um serviço.
Por Marketing Desportivo devemos entender como o conjunto de acções e prestações, produzidas no sentido de satisfazer as necessidades, expectativas e preferências do consumidor de desporto. Este conjunto de acções e prestações desenrola-se em duas áreas, ou melhor, em dois segmentos:
Os produtos e serviços desportivos que são constituidos e se relacionam directamente com o consumidor desportivo;
As acções de marketing de outros produtos ou serviços que usam o desporto como forma de comunicação junto dos seus consumidores, ao mesmo tempo consumidores desportivos.
Dado o carácter recente da existência desta divisão do marketing ou do desporto (dependendo do ponto de vista) é possível encontrar entre diversos autores pontos de vista sobre o conceito de marketing desportivo.
Os Especialistas definem este conceito como sendo um novo segmento no mercado de comunicação com as seguintes características:
Uma acção privada de indivíduos ou empresas destinada a beneficiar de uma actividade desportiva de interesse público;
Alternativa diferenciada de comunicação de um produto, serviço ou imagem;
Compreende acções que visem a melhoria ou fixação de uma imagem institucional;
Utiliza o conceito de desporto como meio de comunicação;
É uma estratégia de mercado;
É uma modalidade de marketing promocional;
É um poderoso instrumento para a construção e preservação da imagem institucional de empresas.
Existem ainda outras abordagens sobre este conceito como é o caso da Nike. Para esta empresa, o “sports marketing” não é o marketing desenvolvido pela companhia em relação as seus produtos, mas sim um activo que procura o desenvolvimento das modalidades desportivas ao mesmo tempo em que espera receber um retorno da associação de determinados atletas ou equipas com a imagem da empresa.
Ainda em busca de novas formas de abordar o conceito de marketing desportivo, se olharmos exclusivamente para a acção de um organizador de eventos desportivos, seja um clube, uma associação ou uma empresa, podemos referir que este tem como objectivo essencial a busca de um mercado que lhes permita a optimização de receitas, devendo assim impulsionar um conjunto de acções como:
Animação durante o evento desportivo;
Transmissão do evento;
Comercialização da marca;
Gestão do espaço desportivo;
Venda de serviços de comunicação e publicidade;
Patrocínios:
Venda de bilhetes;
Venda de jogadores;
etc.
Com estes exemplos queremos apenas referir que o conceito de marketing desportivo não é linear nem pacifico entre todos os académicos e profissionais do sector.
De qualquer forma, a visão que para nós mais se enquadra é a de encontrar diversas ferramentas de marketing que com um grau de customização e adaptação ao fenómeno desportivo podem servir este último com grande utilidade
Daí, a nossa preocupação em referir que do marketing se podem retirar conceitos como mercado, segmentação, lançamento do produto ou serviço, entre outros, podem ajudar à construção de um novo modelo de gestão profissional para o desporto.
3 Comments:
Eu não consigo encontrar nada de marketing de paises e cidades,sabes de alguma coisa?obrigado
Bom dia, gostaria de saber quais sao as maiores dificuldades, ou problemas encontrados no Marketig Desportivo?
Bom dia, gostaria de saber quais sao as maiores dificuldades ou problemas encontrados no Marketing Desportivo?
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