segunda-feira, junho 25, 2007

Empresa e Imagem

A imagem é a representação psico-sociológica da realidade.

A imagem institucional é “o resultado do conjunto de imagens integradas que a empresa projecta para o exterior e que ficam retidas na mente dos públicos com os quais a empresa se relaciona.” (Justo Villafañe), ou seja é a representação da percepção que os indivíduos têm sobre uma determinada empresa, o que inclui evidentemente os seus produtos ou serviços. É a ideia formada na mente dos indivíduos.

A imagem institucional representa um grande potencial para a empresa, influenciando as escolhas e decisões do consumidor, construindo marcas, novos produtos e aumentando o valor da empresa na mente dos consumidores.

Independentemente da dimensão ou do sector de actividade, a imagem é o resultado de múltiplas acções de comunicação e desempenha um papel fundamental na prossecução dos objectivos. A imagem influência decisão de compra e consequentemente os resultados da empresa.

Uma das funções da comunicação institucional é criar imagens favoráveis ou melhorar as que são menos favoráveis, porque esta pode destruir e enfraquecer o impacto de novos lançamentos e empreendimentos da empresa.

Existe vários objectivos para os quais a imagem contribui, se for adequadamente criada e implementada, uma vez que a sustentabilidade da empresa está intimamente ligada a factores trabalhados e divulgados por ela. Se a empresa tiver como objectivo alcançar uma posição de destaque no mercado tem que trabalhar na edificação e na manutenção da imagem e na aceitação por parte dos públicos dos seus produtos e serviços.

Um processo bem planeado e implementado no âmbito da construção e manutenção da imagem institucional é o grande facilitador quando há problemas de fundo como aquisições, fusões ou alterações de nome. A imagem da empresa é fundamental na influência que pode ter nos accionistas e na comunidade financeira de uma forma geral, assim como no estabelecimento ou restabelecimento da empresa em questão pontuais como em situações de crise ou, mesmo na atracção e manutenção de colaboradores de qualidade.

A imagem institucional corresponde sempre ao conjunto total dos impactos de elementos planeados e não planeados, visuais ou verbais, criados pela empresa e por influências externas. É o resultado de todas as acções de comunicação da empresa, com poder de influenciar a forma como ela é percepcionada pelos seus públicos (internos ou externos). No entanto há sempre variáveis não planeadas, imprevisíveis e externas, que podem ser minoradas se os relacionamentos com os vários públicos forem claros e sérios.

A construção da imagem institucional está relacionada com a necessidade de legitimação da empresa em relação ao seu ambiente técnico-institucional, isto é a legitimação junto dos vários públicos.

Nunca podemos esquecer que imagem e identidade de uma empresa são coisas diferentes mas têm que estar interligadas. A identidade é constituída por valores, princípios, conceitos e sistemas, é a personalidade da empresa, ou seja, aquilo que ela realmente é.

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