segunda-feira, junho 25, 2007

Gestão da Imagem

Existem inúmeros modelos de gestão de imagem, mas o que realmente interessa é acreditarmos no modelo que queremos implementar, e torná-lo num instrumento simples, adaptado à realidade, e de fácil compreensão e implementação.

O importante em qualquer modelo é a consciência que há fases de implementação e etapas do processo, e que as definições sequenciais são de importância vital.


Imagem deriva do latim “imago” e significa representação visual de um objecto. Em grego antigo corresponde ao termo eidos, raiz etimológica do termo idea ou eidea, cujo conceito foi desenvolvido por Platão. A teoria de Platão, o idealismo, considerava a ideia da coisa, a sua imagem, como sendo uma projecção da mente. Aristóteles, pelo contrário, considerava a imagem como sendo uma aquisição pelos sentidos, a representação mental de um objecto real, fundando a teoria do realismo. A controvérsia estava lançada e chegaria aos nosso dias, mantendo-se viva em praticamente todos os domínios do conhecimento. Em senso comum, envolve tanto o conceito de imagem adquirida como a gerada pelo ser humano, em muitos domínios, quer na criação pela arte, na pintura, no desenho, na gravura, em qualquer forma visual de expressão da ideia. (adaptado de wikipedia)