quinta-feira, janeiro 25, 2007

Consumidor Mal Comportado

Começou ontem o 2º ciclo de Jantares de Reflexão - New Frontiers of Marketing - no GIEM/ISCTE com o Professor Luiz Moutinho.

O tema do primeiro jantar incidiu sobre o comportamento dos consumidores e a forma como cada vez mais as emoções, a tecnologia, o valor, os benefícios mas acima de tudo o serviço, o compromisso e a entrega fazem parte da decisão de compra.

São touch points críticos que as empresas ainda não entenderam. Os consumidores sabem mais do negócio do que a própria empresa. São Prosumptions, ou seja, tomam parte activa no processo de construção e elaboração da proposta de valor.

São centauros - são offline e online ao mesmo tempo. Mas acima de tudo são seres humanos que reagem e se comportam em função das experiências que acumulam, das necessidades que têm e da forma como as empresas lhes entregam (e não dizem que entregam) o que prometem.

Falou-se de NeuroMarketing (já abordado neste blog), de Inspirience, de Brand Sense e tantos outros conceitos que nos orientam na realidade actual.

O desafio é sermos cada vez melhores na forma de nos relacionarmos com os consumidores, sabendo que são eles que têm o poder.