terça-feira, outubro 17, 2006

Eventos - Introdução e Definição

Conjunto de actividades profissionais desenvolvidas com o objectivo de alcançar o seu público-alvo pelo lançamento de produtos, apresentação e uma pessoa, empresa ou entidade, visando estabelecer o seu conceito ou recuperar a sua imagem;

Portanto pode-se afirmar que o evento - no Dicionário Aurélio definido como "acontecimento" ou "sucesso" - tem como característica principal propiciar uma ocasião extraordinária ao encontro de pessoas, com finalidade específica, a qual cons­titui o "tema" principal do evento e justifica a sua realização.

Constituem pretexto para essas ocasiões acontecimentos dos mais variados tipos e finalidades, que ocorrem esporadicamente na vida das pessoas, como nascimentos (baptizados), entrada na puberdade (ritos de iniciação), noivados e casamentos (bodas) e até funerais. Há também eventos de âmbito maior, pois dizem respeito à vida em comunidade, como os previstos para celebrar, em diferentes culturas, dias dedicados a Deus, aos santos ou a entidades pagãs, ligados ou não ao final das colheitas e a estações do ano. No âmbito das nações ocorrem eventos para comemorar ou homenagear datas importantes ou heróis nacionais. Competições desportivas esporádicas ou periódicas, como rodeios, campeo­natos, torneios e, em maior escala, as Olimpíadas, também se constituem em eventos. No sector cultural, exposições de arte, como a Bienal, e shows musicais são também exemplos de eventos. Tão antigas quanto difundidas, as feiras livres semanais, hoje pontos de reunião e de troca ou venda de produtos, assumiram tal importância que, na língua portuguesa, entraram na designação da maior parte dos dias da semana.

Tem-se notícia da realização de eventos e de sua importância tanto nas sociedades actuais como nas mais antigas. As empresas, parte integrante da sociedade, também participam e organizam eventos, quer de âmbito interno quer externo. Todas elas, praticamente, organizam eventos internos, que podem ser de diferentes tipos, como:
Os fundamentalmente sociais. Por exemplo, comemorações de aniversários e confraternizações de final de ano;
Os desportivos, como jogos e campeonatos;
Os culturais, como palestras, cursos, musicais, exposições de arte;
Os religiosos, como missas ou cultos;
E outros como: cafés da manhã, almoços, cocktail, jantares ou churrascos para funcionários, parceiros e clientes. Tais eventos, cuja finalidade principal consiste em promover a integração dos fun­cionários – e, às vezes, destes com parceiros e clientes –, ficam predominantemente circunscritos ao âmbito interno da empresa e a sua organização normalmente está sob a responsabilidade do respectivo departamento de Recursos Humanos ou de algum voluntário, com aptidões especiais e interesse pela organização dos mesmos.

Entretanto há outros tipos de eventos internos, com finalidades mais profissio­nais, como os de marketing e premiação de funcionários que se destacaram, conduzi­dos nas empresas de maior porte respectivamente pelos Departamentos de Marketing e de Recursos Humanos.

Além dos eventos internos referidos é comum a participação, promoção e organização, pelas empresas, de eventos externos ligados aos negócios, como Feiras, roadshows, convenções de vendas e congressos, entre outros; a princípio realizados com a mera finalidade de troca de experiências, informações e actualizações, por meio da apresentação de novidades e a seguir com a de divulgar negócios, marcas, produ­tos e/ou serviços, mais recentemente. Actualmente, e cada vez mais os eventos pos­suem finalidades financeiras essenciais aos negócios das empresas.

De facto, a preocupação em desenvolver acções que gerem lucros efectivos perpas­sa, hoje, todas as actividades de marketing, inclusive os eventos.
Essa evolução ocorreu com mais intensidade a partir do agravamento da disputa de mercado, marcada pela concorrência e pela crescente dependência das empresas em relação à opinião pública, obrigando-as a realizar eventos mais ligados à finali­dade principal delas, que é a geração de lucro. Como consequência, actualmente as empresas não podem deixar de participar ou de organizar eventos, sob pena de ficarem fora do mercado.

No que se refere especificamente aos eventos com o objectivo principal de ge­ração de lucros, apesar de estarem crescendo ano a ano, trata-se de recurso relativa­mente recente se comparado a outras actividades típicas da comunicação, como a venda pessoal, a propaganda e a publicidade.

Isso deve-se ao surgimento e à independência, muito recentes, da área de promoção de Vendas, na qual os eventos com finalidade financeira estão habitualmente inseridos.

26 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Boa tarde, achei esse mesmo texto e vou coloca-lo no meu tcc, mas preciso de citações de autores, vc sabe quem escreveu, ou comentou algumas dessas coisa, tirei o meu de um livro da Marlene Matias. Mas precisava de nomes de autores para clocar citaçoes! Vc sabe algum? Se souber por favor me passa! Eh mto urgente! meu email eh: nataxe_44@hotmail.com

Desde jah mto obrigada!

4:15 da tarde  
Blogger Unknown said...

Boa tarde, estou na mesma situação da Natache, se possivel envia nomes de autores para que eu possa fazer minhas citações, citarei seu texto, meu email é linda_prata@hotmail.com

obrigada!

8:53 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Estou na mesma situação da natache seria possível me enviar o nome dos autores e onde conseguiu esse texto. Meu e-mail é nanda2108@hotmail.com.

Desde já obrigada!
Aguardo anciosamente,
Fernanda

5:41 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

idem a galera de cima...
renatacosta@digicolorcenter.com.br

valeu

3:24 da tarde  
Blogger Unknown said...

Idem!!
leticiacruz@gmail.com

Obrigada!

9:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

ola, estou fazendo meu tcc sobre eventos e vidros, esta super complicado. gostaria de saber o nome do autor desse texto... obrigada
mimoneturismo@hotmail.com

5:49 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá boa tarde, poderia me dizer o nome do auto deste texto. Se não for encomodo ainda hoje.

Desde já agradeço pela colaboração.

meu e-mail é: aricristina06@hotmail.com

3:37 da tarde  
Blogger Unknown said...

na mesma situacao, por favor.
agradeço

luleocadio@ig.com.br

3:31 da manhã  
Blogger Unknown said...

na mesma situacao, por favor.
agradeço

luleocadio@ig.com.br

3:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

também preciso da referencia desse texto!

elenamdoliveira@gmail.com

obrigada!

2:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

OLÁ, por incrivel que parec estou na mesma situação das minhas colegas ai em cima.. se puder me passar o autor e referencias.. meu e-mail é: brunamartins_6@hotmail.com

Desde já obrigada.
Bruna

11:58 da tarde  
Anonymous Thiessa R. Duré said...

Oi.

Também preciso da referencia bibliografica desse texto, pois estou terminando meu tcc com o tema Perfil da demanda em eventos.

thiessadure@hotmail.com

Grata.

9:50 da tarde  
Blogger Renan Maurilio said...

muito interessante seu comentario sobre eventos. estou precisando se for possivel vc me passar por email o nome dos respectivos autores que falaram isto para colocar como complemento a minha monografia desde ja agradeço a compreensão.
meu e-mail é: renymayanne@hotmail.com

1:24 da tarde  
Blogger Unknown said...

Este texto é muito em elaborado e me serviu muit como base para projeto, també gostaria de rceber informações sobre as referências, se possível.
Obrigada desde já. Gabrielli

1:55 da manhã  
Blogger Cândida said...

Por favor, gostaria das referências também. francine__mattos@hotmail.com

5:28 da tarde  
Anonymous luiz said...

por favor, estou na mesma situação desta galera, gostei muito do texto e preciso das referências,plissss...aviagem90@hotmail.com

6:15 da tarde  
Anonymous sheila said...

ola,estou na mesma situaçao a precisar de referências dos autores!
sheila-21_@hotmail.com

3:58 da tarde  
Anonymous nanima said...

me encontro na mesma situação que os demais,gostaria que tbm me mandasse a referência pois vou colocalo no meu trabalho.

nanif_brasil@hotmail.com

11:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

oi por favor se puder me mande as referencias desse texto.
para o email silvana.seben@petroluz.com.br
obrigada!

1:36 da tarde  
Anonymous Élike said...

Oi também quero saber o autor, por favor me manda no meu email.elikecs@hotmail.com Té+

2:15 da tarde  
Blogger xein said...

Olá Luís, há quanto... Estava aqui numa aula de eventos culturais na RESTART e voltei a deparar-me com o sô professor ;) deu-me jeito esta definição...

sinta-se!!!

Inês

5:56 da tarde  
Anonymous marilia said...

oi tambem to na mesma situação preciso do nome do auto. bjs
Rafa

10:45 da tarde  
Blogger Unknown said...

me encontro na mesma situação que os demais,gostaria que tbm me mandasse a referência pois vou coloca-lo no meu trabalho [2].

lauracavalli1@hotmail.com

Muito Obrigada!

4:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Olá, gostei muito do texto como os demais. Se possível gostaria de saber, também, o nome dos autores,
Aguardo contato.
Muito obrigado.

Franciele Berti
rrpp_fran@yahoo.com.br

6:05 da tarde  
Anonymous Ronaldo said...

Bom dia pessoal,
Estou fazendo estágio num setor de eventos, matéria esta muito boa mesmo.
Mas se alguém tiver algo interessante estou a procura de referencial.... e queiram me passar meu emal é ronaldlr_1971@hotmail.com

2:27 da tarde  
Blogger Music. said...

BOOA Tardee!
ME encontro na mesma situação de todos a cima! rs...
Por favor peço que mande pra mim os autores do texto acima. Pretendo usar partes no meu tcc.
Abço...
meu e-mail eh
pauloeluhc@yahoo.com.br

4:39 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home