quarta-feira, abril 01, 2009

Wikibook - Nova ferramenta de gestão?


Segundo a consultora Gartner Research, em 2010 mais de 60 por cento das 1.000 maiores empresas do mundo vão estar associadas a uma comunidade online. Muitas delas já começaram. Como a MasterCard, que através do seu site angariou milhares de anúncios gratuitos. Ou a Procter & Gamble, que comercializa vários produtos comprados em leiloeiras da Internet. Ou ainda a Goldcorp, que conseguiu descobrir uma série de jazidas de ouro publicando na Internet os seus mapas geológicos…

O filão das redes sociais está no entanto longe de se esgotar…

Em Muitas Cabeças Pensam Melhor, o primeiro wikibook da história aplicado à gestão de empresas, milhares de pessoas juntaram-se em torno de um projecto único: dar a conhecer às empresas diferentes formas de rentabilizar o poder das multidões. O resultado foi espantoso. Barry Libert e Jon Spector, foram bombardeados com informações, vindas de estudantes de gestão, empresários e académicos. Todos eles partilharam num site as suas experiências, os casos de sucesso, em suma, as melhores maneiras de usar as comunidades para criar valor. Essa informação foi posteriormente trabalhada de modo a dar origem a este livro, um vibrante manual de gestão que é também um mapa do tesouro.

OS CASE-STUDIES

Para usar a sabedoria das multidões, só é preciso uma boa ideia. Veja-se o exemplo da Virgin Mobile. A operadora de telemóveis desafiou 4,5 milhões dos seus assinantes a comentar as campanhas promocionais da marca – em troca de 75 minutos de chamadas grátis. Os custos para a empresa foram mínimos. A resposta dos clientes teve um valor incalculável. A iniciativa da Virgin é um dos muitos case-studies relatados em Muitas Cabeças Pensam Melhor, um livro que é, em si mesmo, a prova do poder das multidões. Barry Libert e Jon Spector associaram-se à Wharton School e ao MIT e criaram uma comunidade online,
www.wearesmarter.org, onde se inscreveram milhares de pessoas. Todas elas contribuíram com ideias, projectos e casos reais de sucesso empresarial, que os autores reuniram e organizaram. O resultado é uma obra que ensina a tirar o maior partido possível das comunidades e redes sociais – em áreas tão diferentes como desenvolvimento de novos produtos, melhoria de serviços, incremento de vendas ou a própria gestão da empresa. Num ano de crise, onde a palavra de ordem é contenção, Muitas Cabeças Pensam Melhor fornece aos leitores técnicas já testadas que permitem colocar ao serviço da sua empresa, com um investimento mínimo, o inesgotável poder do crowdsourcing.

Ficha Técnica
Titulo: Muitas Cabeças Pensam Melhor
Titulo original: We are smarter then me
Autor: BARRY LIBERT e JON SPECTOR com milhares de colaboradores
Editora: Lua de Papel
Género: Livros Técnicos>Gestão Colecção: Guru
Formato: 14 X 21,5
Páginas: 172
PVP:14€