Introdução ao Marketing - parte 1
O que é e para que serve?
De uma forma etimológica, Marketing advém de duas palavras de origem Anglo-saxónica,
• Market (mercado) e
• Ing (sufixo inglês que designa acção).
• Ou seja, acção para o mercado.
Algumas definições de Marketing:
Marketing is an organizational function and a set of processes for creating, communicating, and delivering value to customers and for managing customer relationships in ways that benefit the organization and its stakeholders. (American Marketing Organization, AMA, 2005)
Marketing is the process of planning and executing the conception, pricing, promotion and distribution of ideas, goods and services to create exchanges that satisfy individual and organizational objectives. (American Marketing Association, AMA, anterior a 2003)
Marketing is the management process that identifies, anticipates and satisfies customer requirements profitably (The Chartered Institute of Marketing, UK)
Marketing is not only much broader than selling, it is not a specialized activity at all. It encompasses the entire business, It is the whole business seen from the point of view of the final result, that is, from the customer’s point of view. Concern and responsibility for marketing must therefore permeate all areas of the enterprise (Peter Drucker)
Marketing is the social process by which individuals and groups obtain what they need and want through creating and exchanging products and value with others (Philip Kotler)
Conjunto de actividades levadas a cabo por entidades envolvidas nas trocas, com vista a antecipar, promover, facilitar e impulsionar transacções comerciais (Enciclopédia Internacional de Marketing, EMC, European Marketing Confederation, 1996)
Conjunto de actividades levadas a cabo por entidades envolvidas nas trocas, com vista a antecipar, promover, facilitar e impulsionar transacções comerciais (Enciclopédia Internacional de Marketing, EMC, European Marketing Confederation, 1996)
O que é então o Marketing?
Conceitos fundamentais:
Clientes/Consumidores Qualidade Adaptação
Necessidades Marca Concorrentes
Oferta – Solução Relação Meio Envolvente
Fidelização Valor Inovação
Durante muito tempo o marketing confundiu-se com a actividade dos vendedores, a distribuição física dos produtos e a sua facturação.
A estas funções juntava-se, por vezes, a publicidade cujo papel era apoiar o trabalho dos vendedores.
No entanto, as empresas aperceberam-se gradualmente que não bastava escoar uma mercadoria já vendida a preço fixo, era necessário começar por perceber se havia mercado.
Melhor ainda, era preciso partir da análise das necessidades do mercado para decidir o que se ia produzir e a que preço.
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