quarta-feira, outubro 14, 2009

Mensagem ao 1º Ano RPP INP

Meus caros
Bem vindos ao INP e à Unidade Curricular de Fundamentos de Publicidade. Encontram neste artigo o Briefing para o trabalho individual - o projecto 60 anúncios.

É um trabalho individual de recolha de anúncios (de acordo com lista anexa), os quais deverão ser classificados um a um, constituindo um "Dossier" que poderá servir de base a outros trabalhos ao longo do ano.

Cada anúncio deve ter uma informação com os dados apresentados no modelo seguinte:

Nº e Título do exemplo
Nome do produto/serviço
Marca
Meio
Suporte (Jornal, Revista, Rádio, ...) de onde foi retirado
Data de Recolha
Obs:

Cada anúncio deverá ser recolhido e colocando on-line segundo a ordem que está indicada na lista fornecida, devendo ser recolhido o anúncio que melhor ilustra o exemplo pedido. A recolha dos anúncios deverá começar desde o primeiro dia de aulas (ainda que os alunos não consigam fazer a sua classificação de imediato) e manter-se-á até finais do semestre em curso, altura em que o "Dossier" deverá estar concluído e ser entregue para avaliação. Os suportes a consultar para a construção deste Dossier serão exemplificados em aula.

Este projecto é para ser colocando on-line de preferência num blog que possa servir de base para futuros trabalhos a desenvolver ao longo do curso.

Lista de Anúncios a Recolher

Anúncio para:
1. Lançamento de um novo produto/serviço
2. Sustentação de produto/serviço já existente
3. Promoção de uma causa social
4. Produto de grande consumo
5. Serviço
6. Produto industrial
7. Com posicionamento óbvio da Marca
8. Onde a embalagem é a principal dominante
9. Onde a Marca do produto é muito importante
10. Onde a Marca do fabricante é muito importante
11. Onde o rótulo tem muita importância
12. Fomentar outra/nova forma de uso do produto
13. Para conseguir captar novos consumidores
14. Para forçar a experimentação
15. Para sustentar a fidelidade ao produto
16. Reforçar os traços de imagem do produto
17. Instigando a uma mudança de hábitos
18. Obter a aceitação para uma linha de produtos
19. Anunciante que é o retalhista
20. Anunciante que é uma cooperativa
21. Marca Institucional
22. Promoção ao consumidor
23. Promoção ao comércio
24. Para os comerciantes como destino final
25. Peça de “Direct Mail”
26. Página de Classificados
27. Página das Páginas Amarelas com anúncios
28. Para uma certa classe social
29. Apelando a um grupo de referência do consumidor
30. Apelando a líderes de opinião
31. Destinado ao conjunto do agregado familiar
32. Apelando a um certo estilo de vida
33. Utilizando o humor
34. Utilizando um testemunho de fonte credível
35. De carácter informativo
36. Construído com base em argumentos de venda
37. Realçando os benefícios aos consumidor
38. Apresentando uma qualidade/atributo exclusivo do produto (USP)
39. O título contém uma pergunta
40. O título expressa um convite
41. O título contém uma ordem
42. O título contém uma novidade
43. Apresentando como o produto actua ou como é feito
44. Apresentando resultados de testes
45. Baseado em testemunhos de técnicos/cientistas ou citando os respectivos relatórios
46. Realçando resultados de vendas e/ou garantias técnicas
47. Cujo texto acaba com incitamento directo à compra
48. Acabando de forma envolvente
49. Contendo um cupão
50. Dando conta da proximidade ou facilidade de acesso ao local de compra
51. Pondo em relevo condições especiais de venda
52. Onde os elementos visuais do fundo são muito importantes
53. Em que o visual ilustra sobretudo aspectos funcionais do produto
54. A imagem ilustra os resultados obtidos com a utilização do produto
55. A imagem se destina a reforçar o texto
56. Valorizando um desconto especial
57. Informando sobre uma oferta especial
58. Onde o retalhista faz ofertas especiais
59. Apresentando um concurso que exige a compra do produto
60. Contendo ou referindo a distribuição de amostras.

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Que saudades de fazer este trabalho.... O nº6 e o nº20 foram os que me lembro de terem sido mais difíceis :) Beijinhos mestre! Tânia Simões

12:29 da tarde  
Blogger Braga said...

Tomo a liberdade de enviar este link, talvez cause um profundo impacto aos alunos do 1ºano
http://www.ted.com/talks/rory_sutherland_life_lessons_from_an_ad_man.html

8:25 da tarde  
Anonymous JoanaLopes said...

Como estudante do 12ºano do curso tecnologico de marketing é interessante ver temas assim. Infelizmente não há muitos trabalhos praticos

10:10 da tarde  

Enviar um comentário

Direccione-me

Criar uma hiperligação

<< Home