sábado, setembro 08, 2007

Trends - its all about emotions

A grande dúvida dos marketeers, publicitários e demais agentes do mercado passa por saber como vai ser o futuro. Produzem-se livros, papers, estudos. Alimentam-se sites, blogs, conferências e seminários sobre o tema.

Este post é mais uma reflexão, inspirada nas conversas e pesquisas feitas com o meu amigo Carlos Coelho, brilhante profissional na construção e gestão de marcas (CEO da Ivity Brand Corp), que visa apenas colocar alguns tópicos de reflexão - passíveis de encontrar em detalhe no site da Ivity (um dos links das preferências deste blog), ou então preparar na agenda, algures em Novembro, tempo para assistir à conferência que ele e eu vamos dar sobre Future Trends in Branding, Communication & Marketing, cuja entrada se faz apenas por convite.

Aqui fica um pequeno resumo:

TENDÊNCIAS

Future is a journey full of contraditions
. Façam o contrário daquilo que parece a tendência

Brands are boring
. O futuro diz-nos que o consumidor não é burro;
. Existe participação activa quando não tratamos o publico como burros, quando lhes tentamos impor uma marca “má”

The customer knows
. Como consumidores estamos rodeados de informação e a nossa marca é só mais uma
. A concorrência luta contra o tempo e contra a atenção

World is changing – FUD – Fear, Uncertain, Doubt
, O mundo muda, a lógica de conceitos não pode ser especifica

Economy is changing
. Os negócios são cada vez mais variados

More people
. Nasce cada vez mais gente

Older people
, e duram mais tempo
. 2050 – 80% da população tem mais de 80 anos

Food is changing
. Mudar do fast food para outras formas de food

Smart cities are coming
. Carrinho de supermercado adaptado ao carro citadino. Mete-se a "moeda" e quando não precisarmos devolvemos

Frienships are not made to last
. Os amigos mudam, perdemos o contactos antigos mas ganhamos muito outros diariamente
. Fidelização Vs Tempo de Retenção

Messages are complex scenary
. Uma ideia que parece inovadora encontra-se numa pesquisa google
. O futuro é amanhã

No TV days
. Nos EUA existe a semana da tv desligada

Total Freedom of communication
. Tudo é livre, tudo é possível

China is getting luxury
. Mão de obra barata mas com qualidade de excepção/luxo: Gucci Kliller – Shanghai Tang’s

Índia pensa China produz
. Novo país: Chindia?

Costumers protect themselves; Costumers are getting more inside; But at the same time are claiming for excitement

The world became a big net; A big virtual community

Where things are no longer just that
. Temos que vender experiências, coisas intangíveis

Where time is a gift
. Um voucher de oferta de fim de semana do nosso tempo para os nossos amigos

Brands are social icons
. Usamos marcas pela ligação a grupos de pertença

Football is a religion
. Mudamos de tudo menos de clube de futebol – emoção = fidelização

Brands are jewels
. As marcas têm que ser tratadas como jóias porque são preciosas para os seus clientes

It’s an iconized economy
. McDonalds passa a vender saladas e sopas. Impensável há 5 anos quando o ícone Mc é sinónimo de fast food

. Brands are comming together
Puma+playboy. why not?

Building imaginary emporios
. Unir marcas trás novos impérios

Open all the Windows
. As marcas trazem para a cultura associações novas e novas formas de as posicionar

Moving into the culture scene
Inspiração através de quadros de artistas conhecidos... ou não

Tracing their own directions
. Simplicidade acima de tudo – KISS – Keep it Simply Stupid

Brands need the credibility and artists need the money
. Junção da cultura com o marketing

Brands are moving towards
. Pegar numa marca e esborratar o logo: tudo o que é preconcebido pode mudar

All together: Mixing equities: Looking for aestetics and for an extra value

Action as making part: Being the materials: Guessing new concepts: Driving unforbiden pictures

The future is more about intangibles: It’s about googling costumers mind

A multitask costumer
. O consumidor é cada vez mais flexível

Some intelectual canibals
. Canibalizam-se ideias. e depois? qual é o problema?

But all looking for a global reengagement
. A forma como sou visto, como me posiciono

Secret hidden places
. Procuramos cada vez mais os nosso espaços secretos

Costumers are looking for the real thing
. Campanha dove com a realidade da mulher em vez de modelos “plásticas”

Future communications is about unlimited media

Still all about getting inside the costumers head, and heart: Doing it from all the angles: It’s about all family

Kill the Boredom

. Só 4% das pessoas é que lêem a etiqueta da roupa que compram!!!!!

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Isto parece me uma BOMBA:)...e os topicos deixam "agua na boca"! e onde sera?

10:56 da tarde  

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