Modelos de Briefing
Modelo Ogilvy
BRIEFING CRIATIVO
CLIENTE:
DE:
PRODUTO:
PARA:
O.P.:
C.C.:
EMITIDO EM:
RESPOSTA EM:
APRESENTAÇÃO EM:
01. Brandprint
Este espaço só será preenchido quando a marca possuir um Brandprint desenvolvido no respeito pelas metodologias definidas e aprovado pelo cliente.
02. Oportunidades / Solicitação do Cliente / Antecedentes
Especificar pedido do cliente. Podem ser referidos elementos da estratégia de marketing do Cliente.
Quando necessário devem ser referidos antecedentes da marca: histórico.
Objectivamente o que queremos saber, neste espaço, é o que é que o cliente pediu.
03. Objectivos de Comunicação
Não é a estratégia de Marketing do Cliente. Não queremos saber quanto é que o cliente quer vender.
Queremos qualificar a acção não quantificar. Queremos saber qual o caminho a seguir.
Posicionar em Top of Mind
Gerar Experimentação
Reforçar a imagem de marca
Ganhar notoriedade, Posicionar como premium, Posicionar com value for money, Cimentar a imagem de liderança, Gerar Good Will
Renovar imagem da marca
Comunicar lançamento de novo produto
Alteração de embalagem
Evolução da marca
Desmistificar ideias pré-concebidas
Reforçar, intensificar, cultivar uma ideia
Gerar novos hábitos
Gerar Sentimentos de solidariedade
04. PROMESSA BÁSICA
É A COMPONENTE MAIS IMPORTANTE DO BRIEFING.
DEVE ESPELHAR UM BENEFÍCIO CLARO PARA O CONSUMIDOR
TEM QUE SER ÚNICA, TEM QUE SER SUCINTA, DEVE ASSENTAR NUM ESFORÇO GENUINAMENTE CRIATIVO
ESTA É A TAREFA MAIS IMPORTANTE DE UM ACCOUNT.
NESTAS LINHAS DÁ-SE O PRIMEIRO PASSO PARA UMA CAMPANHA OUTSTANDING
05. Reason Why
Quais os atributos ou características da marca que levam a definir esta Promessa Básica.
06. Promessas Secundárias
Listagem de benefícios secundários mas que não podem ser esquecidos na elaboração do material solicitado. Preencher caso exista a real necessidade. NÃO SE TRATA DE PROMESSAS BÁSICAS ALTERNATIVAS
07. Target
Definir o Target numa perspectiva psicográfica. O objectivo é ajudar a qualificar a promessa básica.
08. Sugestões e Limitações de Media / Outras Peças
Input do Network.
09. Sobre a Concorrência
Alertar para o posicionamentos semelhantes. Campanha a decorrer. Concorrentes directos etc.
10. Anexos
Incluir todo o material considerado necessário para uma melhor compreensão do que é solicitado.
Não esquecer o material indispensável à sua execução: logótipos, fotografias, embalagens de produto, etc.
Modelo Caetsu
BRIEFING Criativo
Cliente
Data
Marca / Produto
Campanha
Processo nº
1. Análise do Produto
· Pontos de produto
· Estratégia de preço
· Estratégia de distribuição
· Estratégia de Comunicação (posicionamento)
2. Ambiente Concorrencial
· Produtos que concorrem directamente com o nosso
- Share of Market
- Share of Voice
- Índices de Notoriedade
- Atributos de Imagem
· Produtos que concorrem indirectamente com o nosso (como e porquê)
3. Análise SWOT
4. Público – Alvo
· Quem compra o nosso produto:
- Análise demográfica : Idade, Profissão, Sexo, Situação marital, Nº de Filhos, Classe Social, Rendimento etc.)
- Análise Psicográfica: Perfil psicológico, Estilo de vida, Ocupações etc
· Quando, como e porquê compram o nosso produto e como o utilizam?
Comunicação
· A Quem nos estamos a dirigir? (Descrição sumária do target de comunicação em termos demográficos e psicográficos)
5. Objectivos de Comunicação (devem sempre poder ser mensuráveis posteriormente)
· Aumentar notoriedade?
· Re-posicionar (imagem, preço etc)
· Dar a conhecer o produto a determinada característica?
6. Qual a principal mensagem a fazer passar (e mensagens secundárias)
· O que queremos que o nosso target fique a pensar depois de ver a nossa campanha?
7. Qual o Estilo / Tom da Comunicação
· O que queremos que o nosso target sinta depois de ver a nossa campanha?
8. Qual a história/campanha que criamos?
9. Peças da Campanha
10. Budget
11. Restrições execucionais/obrigatoriedades
Aprovação
Director Criativo
Executivo de Contas
Director Contacto
Cliente
Datas de Apresentação
Apresentação Interna:
Apresentação ao Cliente:
Modelo Publicis
Briefing Criativo
Cliente
Produto
Título
Data Entr OT
OT nº
Apre. Interna
Apre. Cliente
Porquê?
Obj Mkt.
O Quê?
Obj Com.
Eixo
A Quem?
Target
Como?
Promessa
Quando?
Onde?
Quanto?
Budget
Obs
Modelo WOP
Briefing Criativo
Cliente
Produto
Título
Data Entr OT
Apre. Interna
Apre. Cliente
Produto, Mercado e Concorrentes
Obj MKT Cliente
Problema a Resolver
Obj Comunicação Campanha
Público Alvo
Saber
Sentir
Acreditar
(Insight)
Posiciona/to
Eixo
Promessa
Benefício
Reason Why
Peças
Budget
On Air
Guidelines / Obs.
4 Comments:
Oi Luis tude bem?
Sou aluno do curso de Publicidade e Propaganda e gosto de buscar informações da área e experiência de profissionais. Gostaria de saber se este blog está ativo e da possibilidade de manter contato com você. Aguardo sua resposta, obrigado.
Luis, obrigado por este espaço de conhecimento que tantas e tantas vezes se transforma em "parceiro de negócio", ou conselheiro, nas nossas tarefas do dia-a-dia! É na prática uma TeleLista da pub, do marketing e das tendências no geral... se houver, está no markcomms!;) Leiam, sigam e recomendem (especialmente a quem não teve o previlégio de ter a "escola INP")!
Grande abraço e obrigado!
Luis, muito obrigado por este blog! É um autentico pronto-socorro, "adviser", parceiro de negócio, para todos o que o sabem aproveitar. Um pouco como a TeleLista da pub, mkt e tendências... se houver, está na markcomms! :) Um blog a ler, seguir, e recomendar (sobretudo a quem não teve a sorte de ter a "escola INP")
Grande abraço!
PP
Parabéns pelo Blog. Otimo conteudo!
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