terça-feira, junho 01, 2010

A Importância das Tendências

 Perceber os Consumidores
• Os consumidores são incrivelmente poderosos e têm um impacto massivo na sociedade e, por consequente, nos negócios. O que os consumidores fazem, como se comportam e como afectam afectam não só o negócio mas a sociedade no seu todo
• São a base do comércio; sem ninguém para comprar, não há venda possível
• “Há uma definição válida para o propósito do negócio: criar um consumidor” (Peter DuDrucker)
• As empresas estão constantemente a tentar adivinhar o gosto dos consumidores para irem ao encontro das suas necessidades. Para acompanhar as suas mudanças das necessidades, as empresas estão constantemente uma série de produtos
• Estudos: apenas 56% de 11 mil novos produtos lançados por 77 empresas diferentes continuam no mercado 5 anos depois; 83% de novos produtos falharam nos seus objectivos de marketing
• Produtos e serviços falham por várias razões: design, comercialização e financiamento. Além disto, as falhas mais comuns focam-se directamente nos consumidores: falta de necessidade; não estão preparados para o aceitar; demasiado antiquado para eles
• Para evitar estas falhas, é necessário compreender as necessidades dos consumidores e como essas mesmas necessidades estão a mudar. As empresas podem reduzir drasticamente a reprovação de serviços, produtos e campanhas com um simples planeamento que tenha a ver com o pensamento e comportamentos dos consumidores quando esses forem lançados
• Conclusão: predizer as atitudes e comportamentos dos consumidores faz parte da estratégia de negócio

Perceber a Mudança
• Poderia ser fácil se os comportamentos e atitudes se mantivessem. Contudo, essa não é a realidade dada a mudança nos consumidores – padrões de consumo, drivers, o que querem, quando e onde o querem, de que modo querem a sua presença...
• Empresas têm de reconhecer essas mudanças. Quando os consumidores mudam, influencia o que e como compram. Se for um número significativo, resulta numa revisão obrigatória do marketing e da estratégia de desenvolvimento. Se isso não acontecer, perdem. Se acontecer, mas de forma lenta em relação à concorrência, perdem quota de mercado
• A mudança do consumidor é um driver social e económico. Tem efeito em cada sector e em cada nação. Tem um impacto enorme no lucro, estratégias e estrutura das marcas, produtos e mesmo indústrias

Perceber as Tendências
• Diferentes coisas para diferentes pessoas em diferentes contextos – um movimento, uma direcção; uma inclinação; um estilo actual ou uma preferência; um movimento ao lado do tempo de uma mudança detectada

Tendências dos Consumidores
• Objectivo do CoolHunter: prever as tendências dos consumidores. Serão estas tendências que irão conduzir a uma estratégia e que farão diferença entre lucro e prejuízo. É uma mudança nas atitudes e nos comportamentos dos consumidores
• Prever o que os consumidores vão fazer ou pensar amanhã e como utilizar essa previsão na estratégia organizacional
• “Como é que os comportamentos estão a mudar?”; “Como é que as atitudes dos consumidores estão a mudar?”
• Interessam ainda as mudanças resultantes (serem profundas e que se prolongam) – assim tendência é: mudança duradoura nas atitudes e comportamentos dos consumidores
• Interessa ainda se a tendência proporciona um retorno, se não gerar lucro, não interessa – assim tendência é: mudança duradoura nas atitudes e comportamentos dos consumidores que oferece oportunidades de negócio

Do Livro: The Next Big Thing. William Highmam, 2009