terça-feira, junho 01, 2010

Future Files: The 5 trends that will shape the next 50 years

As pessoas reagem e memorizam de forma mais eficaz quando a informação é transmitida a partir de imagens – memória visual – a um curto espaço de tempo. Para tal, Richard Watson apresenta em forma de mapa, baseado nas linhas do metro de Londres, as cinco tendências mais significativas no que concerne à mudança global, que irão emergir nos próximos 50 anos.

No entanto, é difícil estabelecer de forma precisa apenas cinco tendências, dada a diversificação sucessiva do tecido industrial, das culturas e das histórias regionais que despertam diferentes níveis de oportunidades. Ainda assim, é mais exequível fazer uma previsão de um futuro mais distante, de modo a poder evitar incorrecções, através da observação do período de mudança e de transformação dos hábitos e comportamentos das sociedades.

As cinco tendências que o autor defende para os próximos 50 anos e que apresentam um impacto global, independentemente da localização são: o envelhecimento, a conectividade global, as tecnologias GRIN (Genética, Robótica, Internet e Nanotecnologia), o ambiente, e o poder de mudança do Este.