terça-feira, maio 06, 2008

O Conceito de Estratégia - Por Analogia

Um rapaz vai a uma farmácia e diz ao farmacêutico:
- Senhor, dê-me um preservativo. A minha namorada convidou-me para ir jantar esta noite lá a casa, já saímos há três meses, a pobre começa a estar muito quente e parece-me que me vai pedir para lhe pôr o 'termómetro'.

O farmacêutico dá-lhe o preservativo e o jovem sai da farmácia. De imediato, volta a entrar, dizendo:
- Senhor, é melhor dar-me outro, porque a irmã da minha namorada, é uma boazona de primeira, passa a vida a cruzar as pernas à minha frente que às vezes até lhe vejo as entranhas. Acho que também quer algo e como vou jantar hoje lá a casa...

O farmacêutico dá-lhe opreservativo e o jovem sai da farmácia. De imediato, volta a entrar, dizendo:
- Senhor, é melhor dar-me outro, porque a mãe da minha namorada também é boa como o milho. A velha, quando a filha não está ao pé, passa a vida a insinuar-se dum modo que me deixa atrapalhado e como eu hoje vou jantar lá a casa...

Chega a hora da comida e o rapaz está sentado à mesa com a sua namorada ao lado, a mãe e a irmã à frente. Nesse instante entra o pai da namorada e senta-se também à mesa. O rapaz, baixa imediatamente a cabeça, une as mãos e começa a rezar:
- Senhor, abençoa estes alimentos, bzzzz, bzzzz,bzzzz,... damos-te graças por estes alimentos ...

Passa um minuto e o rapaz continua de cabeça baixa rezando:
- Obrigado Senhor por estes dons, bzzz, bzzz, bzzz...

Passam cinco minutos e prossegue:
- Abençoa Senhor este pão, bzzz, bzzz, bzzz,....

Passam mais de dez minutos e o rapaz continua de cabeça baixa rezando.

Todos se entreolham surpreendidos e a namorada diz-lhe ao ouvido:
- Meu amor, não sabia que eras tão crente...!!!!!
- E eu não sabia que o teu pai era farmacêutico !!!

Conclusão:
Não comente os planos estratégicos da empresa com desconhecidos, porque essa inconfidência pode destruir a sua própria organização.

2 Comments:

Blogger Paulo Silva de Pombal said...

Ao tempo que eu não ouvia esta.
:-)

Muito bem enquadrada.

9:59 da manhã  
Blogger Juggler said...

Tudo isto só vem dar razão ao velho ditado: "O segredo é a alma do negócio!".

Acho este exemplo fantástico, pois facilmente podemos perceber a importância de um bom plano estratégico, bem como o facto de uma simples inconfidência com a pessoa errada poder por em risco um plano brilhante e colocar mesmo em risco a própria continuidade do negócio.

4:42 da tarde  

Enviar um comentário

Direccione-me

Criar uma hiperligação

<< Home