segunda-feira, maio 05, 2008

Ferramentas Ocultas da Publicidade - 4 Thought Starters

1. Os economics do Mercado e a Análise da Concorrência:
1. Qual é a dimensão do Mercado? (Restrito? Alargado?)
2. O mercado está a crescer ou a diminuir e porquê?
3. Este mercado está relacionado com outros mercados ou não? E Porquê?
4. Quantos concorrentes existem e qual a sua importância relativa? (quais os concorrentes directos da minha marca)
5. Existem marcas que se destacam positivamente ou negativamente? Porquê?
6. Qual é a importância deste mercado para cada um dos concorrentes? É um mercado Core (principal) ou Periférico (secundário)?
7. Qual é a rentabilidade deste mercado? Ganha-se ou perde-se dinheiro? Porquê?



2. Relação do Consumidor com a nossa Marca:
1. Quem é o target?
2. Quem são os heavy-users da marca?
3. Importância desta marca para o consumidor
4. Quais são os sentimentos do consumidor face à nossa marca?
5. Quais são as fontes que suportam as opiniões, as crenças e os conhecimentos face à nossa marca?
6. O que é que faz os consumidores entrarem neste mercado pela primeira vez?
7. Qual é o processo de decisão de compra?



3. Relação do consumidor com as diferentes marcas da categoria de produto:
1. Como está segmentado o mercado em termos de marcas?
2. O que distingue as várias marcas?
3. O que é que os consumidores sabem das várias marcas?
4. Que tipo de trade offs existem entre as marcas? Ou seja, o que faz com que os consumidores escolham uma marca em detrimento de outra?
5. Que tipo de consumidores se relacionam com a minha marca?
6. Qual é o portfolio de cada marca?
7. Análise Swot por marca
8. Mix de Marketing de cada marca



4. Relação do Consumidor com a Comunicação:
1. Qual é a opinião dos consumidores sobre a comunicação e sobre as campanhas feitas pelas várias marcas na categoria de produto?
2. Quais são os temas mais utilizados nas campanhas de comunicação?
3. Qual é a importância relativa da comunicação nesta categoria de produto?
4. História recente da comunicação na categoria de produto
5. Quais são as marcas que comunicam mais e as que comunicam menos? Porquê?
6. Qual é o padrão de investimento no mercado?
7. Quais são as convenções/tabus deste mercado?
8. Até que ponto é que a nossa marca quebra convenções publicitárias?
9. Qual é a história da nossa comunicação? Que campanhas se destacaram mais ou menos?
10. Análise Swot às nossas campanhas de comunicação


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