Publicidade Global - Que coisa esquisita...
Mais que uma vez ouvimos a expressão Glocal. Significa ajustar localmente campanhas ditas globais, que deveriam ser veiculadas da mesma forma em todo o mundo, ou em todos os mercados em que a marca está presente. A ideia de adaptação local ganha forma quando existem necessidades de "ultrapassar" alguns obstáculos culturais, de língua ou outros.
Eis alguns exemplos:
- Promover o Fiat Uno na Finlândia foi problemático...Como fazer para convencer as pessoas a comprar um carro que em finlandês significa "imbecil"?
- O Mitsubishi Pajero em Espanha não foi mais fácil, pois "pajero" significa "homossexual".
- Em França, Toyota MR2, lê-se "emmerdeux" o que em francês é o mesmo que dizer "merdoso/chato".
- Em Portugal, o Opel Ascona teve óbvios problemas de marketing, claro...O mesmo se passou com o "Citroen AX", pois houve quem pensasse que era para fumar (haxixe). Pior ainda foi o desodorizante AXE.
- No EUA, foram lançados uns normalíssimos cereais para crianças denominados "Crapsy Fruit"... "Crap" em inglês é "Porcaria", para não dizer outra coisa. Como foi possivel?...
- No Japão, uma empresa local em busca de glamour para a sua marca de roupa feminina, adoptou a expressão francesa "femme de menage", não tendo em conta que, em Paris, uma marca que significa "mulher-a-dias" deveria ter pouca aceitação perante as consumidoras mais sofisticadas.
Mas não acaba aqui...
- A empresa produtora de jogos e consolas SEGA, teve tempos difíceis em Itália pois "SEGA" em italiano é "masturbação", o que é um aborrecimento para os pais que têm que admitir que os filhos "são viciados na SEGA...".
- Na Alemanha, o creme de rosto Estée Lauder "Country Mist", não deve dar muita vontade de espalhar na cara pois significa "Bosta de campo"...
- Por fim, poderemos afirmar que comercializar a nossa cerveja "Super Bock" na Turquia seria no mínimo bastante polémico. Porquê? Bem...é que em turco "Bock" significa "Sexo"!
Afinal, ser publicitário pode mesmo ser muito complicado...
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