quinta-feira, março 15, 2007

Meio Milhão de Jovens com Telemóvel

O Barómetro de Telecomunicações contabiliza mais de meio milhão de jovens entre os 10 e os 14 anos que possuem ou utilizam telemóvel.

No trimestre móvel de Junho de 2006, o Barómetro de Telecomunicações contabiliza 7 524 mil indivíduos com posse ou utilização de telemóvel, o que representa uma penetração de 81.1% entre os residentes em Portugal com 10 e mais anos.

Esta taxa de penetração do serviço móvel é superior junto dos jovens, atingindo os 97.2% junto dos que têm entre 15 e 24 anos, que se revelam assim os mais adeptos desta tecnologia.

Mas também entre os mais novos o telemóvel é já um equipamento quase omnipresente. Este Barómetro contabiliza mais de meio milhão de jovens entre os 10 e os 14 anos com posse ou utilização de telemóvel, o que representa uma taxa de penetração de 88.3% junto deste target.

É a partir dos 44 anos que a curva de penetração deste serviço se mostra decrescente, embora junto dos mais idosos, com mais de 64 anos, já atinja os 45.5%, o que significa que quase metade destes indivíduos possui ou utiliza telemóvel.

A idade é, assim, a variável mais discriminante na análise de penetração deste produto, tal como a classe social, que também apresenta diferenciações relevantes, com valores que vão desde os 96.8% junto dos indivíduos das classes alta e média alta até aos 57.7% junto dos pertencentes à classe baixa.

Por sexo e região há menos diferenças de comportamento, embora os homens (85.8%) e os residentes nas regiões da Grande Lisboa e do Grande Porto (respectivamente, 87.4% e 87.0%) apresentem valores superiores à média.

A análise teve como base indicadores do estudo Barómetro de Telecomunicações para o universo composto pelos residentes em Portugal com 15 ou mais anos.
Marktest