segunda-feira, dezembro 25, 2006

O Segredo do Sucesso

"O trovão é magnífico. O trovão é impressionante. Mas o relâmpago é que dá luz." Mark Twain

"Não basta dizer ‘estamos a fazer o melhor que podemos’. Temos de conseguir fazendo o que for necessário." Winston Churchill


"Tenta não te tornares um homem de sucesso, prefere antes ser um homem de valores." Albert Einstein

"Assume riscos calculados. Isso é muito diferente de ser imprudente." George Patton

"Uma ‘onça’ de acção é mais valiosa do que uma tonelada de teoria." Friedrich Engles

"O segredo do sucesso está em saber algo que mais ninguém sabe." Aristotle Onassis

"Ganha-se força, experiência e confiança com quaisquer acontecimentos que nos obriguem a parar e a olhar o medo de frente… Deve-se fazer aquilo que não se consegue fazer." Eleanor Roosevelt

"Nunca deixes as tuas memórias serem maiores que os teus sonhos." Doug Ivester (President da Coca Cola)

"I suppose leadership at one time meant muscles; but today it means getting along with people." Indira Gandhi

"As melhores ideias vêm das anedotas. Torna o teu pensamento o mais divertido possível." David Ogilvy, CEO da Ogilvy & Mather

domingo, dezembro 17, 2006

E pronto...

... praticamente um ano após ter começado este blog chega uma altura em que devemos parar. Apenas uma breve pausa para usufruir da quadra que se aproxima e que deve ser de festa, família, amigos, descanso. Mas também compras, partilha e muita comida.

Faz este blog uma pequena pausa, voltando a ser actualizado a partir de 2 de Janeiro de 2007.


Até lá quero desejar a todos, quantos têm regularmente utilizado as informações que aqui vou disponibilizando, um excelente Natal e um Super 2007, cheio de alegrias e vitórias.

E em 2007 cá estaremos para tentar dar continuidade à publicação de artigos, matérias e informações relevantes da nossa área, para que todos possamos desempenhar melhor as nossas funções profissionais.

Merry Xmas and a Hapy New Year 2 all

PS - Substituo este ano os sms de Natal e Bom Ano e os tradicionais Cartões de Boas Festas por esta breve mensagem. É a crise! :)

segunda-feira, dezembro 04, 2006

Remunerações da Profissão Publicitária

NOTA DE IMPRENSA

O Grupo Consultores lança o primeiro Estudo de Salários de Agências de Publicidade em Portugal

Pela primeira vez o mercado português dispõe de uma fonte fidedigna em matéria remunerativa que situa o salário bruto médio anual, analisados 21 postos de trabalho, nos 42.300 euros. Assim nos revela o Estudo de Salários de 2006, realizado pelo Grupo Consultores a partir dos dados declarados pelos 268 profissionais do sector pertencentes a 40 agências de publicidade.


Lisboa, 27 de Novembro de 2006


Trata-se da primeira edição de um Estudo onde o Grupo Consultores analisa as remunerações dos profissionais que trabalham nas agências de publicidade. Uma iniciativa que coloca à disposição das empresas uma ferramenta válida para a tomada de decisões em matéria salarial. É o estudo de salários e perfis mais completo realizado até ao momento entre os profissionais das Agências de Publicidade em Portugal.


Na edição deste ano participaram 268 profissionais que desenvolvem o seu trabalho em Lisboa e no Porto em mais de 40 Agências de Publicidade presentes em Portugal.

A recolha de informação realizou-se em duas fases durante os meses de Abril e Maio de 2006. A primeira parte da investigação realizou-se via online – aplicando a ferramenta test.com – a segunda, de seguimento, de recolha de informação e fecho, foi realizada por telefone, onde se aprofundou a análise.
Em ambas as fases foi aplicado um questionário de estrutura fechada elaborado e testado pela equipa de investigação do Grupo Consultores a nível internacional.


Os resultados oferecem conclusões interessantes. Entre elas destaca-se o seguinte:

· 63% dos entrevistados têm uma revisão salarial com carácter anual
(normalmente nos meses de Março e Abril)

· 34% dos profissionais das Agências, conta na sua remuneração com uma componente variável que ascende a 9.200 euros, e que acresce à componente fixa, por outro lado 80% manifesta dispor de remunerações não monetárias, tais como carro, formação, telemóvel, seguros, etc.

· O salário bruto total em termos médios, situa-se entre os 44.300 euros, para agências com mais de 50 empregados, e nos 41.300 euros para pequenas e médias agências. A diferença no salário médio, tendo em conta a dimensão da agência, não ultrapassa portanto os 3.000 euros.

· Esta diferença no salário médio aumenta relativamente aos quadros de direcção (postos ocupados por 72 profissionais entrevistados), salários que rondam em termos médios os 78.000 euros, sendo que, para os restantes profissionais se situa nos 29.100 euros (postos ocupados por 196 profissionais).

· 75% dos entrevistados têm formação universitária e 77% tem menos de 40 anos.


· Os postos analisados – desde o director geral à secretária de direcção, passando por todos os postos intermédios presentes numa agência – são ocupados em 54% dos casos por mulheres.

· A média da antiguidade no posto é de 5,6 anos e de 4,6 na agência.

· Quando questionados se uma mudança seria atractiva, a opção de mudança para outra agência de publicidade é a primeira alternativa para os profissionais entrevistados, seguida de uma mudança para o anunciante.


O Estudo de Salários cuja periodicidade será bienal, tem como objectivo servir de ajuda e referência, tanto em processos de revisão salarial como para novas contratações realizadas pelas agências.

Serve igualmente como modelo para o cálculo dos honorários a aplicar aos clientes em função do tempo que a equipa dedica na gestão da conta e do custo salarial que essa equipa representa.

É portanto, uma fonte fidedigna, que tem na sua base uma investigação rigorosa e fiável, assente sobre a garantia de absoluta confidencialidade, assegurando assim a exactidão da informação recolhida. Das conclusões da primeira edição ressalta a saúde de um sector que está a adquirir progressivamente uma maior profissionalização e importância, não só pelo que a actividade contribui para o PIB do país, mas também pela sua contribuição como indústria em matéria de emprego.

O Estudo de Salários das Agências de Publicidade já está disponível para as agências o subscreverem. Na opinião de Pedro Loureiro, responsável máximo do Grupo Consultores em Portugal, “Este Estudo vai criar um valor de referência no mercado português, tanto em matéria de novas contratações, bem como para o cálculo dos honorários aos clientes em função do tempo despendido pelos profissionais das agências aos anunciantes, tal como tem sucedido em outros países onde existem estudos similares”.


Para mais informação contactar com: ploureiro@grupoconsultores.com

––––––––––––

O Grupo Consultores é o principal especialista no mercado de agências que existe em Portugal e é propriedade dos sócios que trabalham na empresa, o que garante a total transparência na consultadoria e liberdade total de opinião. É formado por uma equipa de profissionais com um conhecimento directo da realidade de cada empresa, o que garante o rigor e profissionalismo em cada serviço que presta.

domingo, dezembro 03, 2006

Boa Noite Santo Amaro

Assim se chama a peça de teatro em cena na Academia de Santo Amaro em Alcântara.

A convite de alguns alunos de Setúbal tive o prazer de assistir ontem a esta peça divertidissima (a revista à Portuguesa) num espaço histórico e tradicional, que muito me fez lembrar os meus tempos de criança onde no Parque Mayer assistia a peças de teatro onde se ria do principio ao fim.

Desta peça, tirei duas boas conclusões:

1ª A marca tetatro não morreu. Antes pelo contrário. É um activo muito importante do nosso país e deveria ser mais apoiado por toda a sociedade empresarial, governamental e civil. Ver uma companhia de cerca de 20 pessoas que, por amor à camisola, desempenham durante duas horas vários papéis, contam várias histórias e nos envolvem numa experiência única é algo muito valioso que não podemos deixar morrer, sob pena de perdermos mais um ícone da nossa identidade.

2ª Representar (contar histórias - na opinião de Seth Godin no seu livro "As Mentiras do Marketing") é algo que os profissionais de comunicação fazem quando acreditam numa marca. Envolvem, promovem, vivem as marcas e são a sua "cara". Foi isso que ontem vi. Três alunos, que ainda conheço mal, a assumirem o papel de comunicadores na defesa de uma marca cujo nome era o da peça, mas cuja marca maior é a categoria de produto Teatro.

Recomendo vivamente. E só está até dia 18 de Dezembro. Não percam. Porque no teatro amador temos profissionais de primeira linha na busca de novos voos e novos sonhos. Ou não. Fazem-no apenas pelo simples gozo de contar histórias.

Não ia ao teatro há uns 5 ou 6 anos. Vou voltar a ser assíduo cliente.

Obrigado pela experiência e os Meus Parabéns à Raquel, à Marisa e ao Nuno (Prazer :)) pela forma fantástica como comunicaram com a plateia e demonstraram capacidades inatas para exercerem a sua profissão de actores, contadores de histórias e, claro, comunicadores. E uma palavra para o Miguel Dias, que encenou a peça.