domingo, dezembro 25, 2011

O último artigo deste blog

Faz agora quase 6 anos sobre a criação deste blog. Inicialmente pensado para ajudar alunos e profissionais com diversas informações e matérias sobre Marketing e Comunicação, periodicamente alimentado e construído em cima de experiências, casos, artigos, aulas.

Foi uma experiência editorial que levou pessoas a comentar, alunos a trabalhar sobre ele e que serviu para poder partilhar informação que me parecia relevante para o mercado. Isto em 2005, quando pensei faz sentido divulgar e partilhar informação que tinha e que podia ser útil a mais pessoas. De forma simples e acessível. Acredito que os conteúdos tratados e acessíveis são hoje o activo mais importante dos alunos, professores, profissionais e clientes. Já acreditava na altura. E pelos vistos não era só eu, tamanho foi o crescimento de blogs sobre estes e outros temas.

Durante bastante tempo consegui colocar diversos artigos e informações, tive ajuda de pessoas que comentavam e enviavam informação que (sem grande filtro ou ordem) fui colocando. O tempo foi passando e mais e mais blogs e locais dedicados ao Marketing e Comunicação foram surgindo. Mais actuais, mais profissionais e principalmente regularmente actualizados. Tentei manter um ritmo de edição que sabia não ser possível manter por muito tempo e o facto é que nos últimos dois anos não só não coloquei quase nada de novo, como algumas das coisas publicadas são conteúdos de amigos (como o Marcelo Veras com os seus artigos sobre Carreira e Competências) e outras são da AYR através de Research Notes.

Entendi que a relevância de actualização e o DNA deste blog estariam já fora de tempo: do meu tempo, porque enquanto profissional estou menos ligado à Comunicação e muito mais às Tendências e Inovação; porque enquanto professor as aulas que como convidado dou, em diversas escolas e universidades no mundo, são muito mais de Estratégia, Inovação e Trends do que de Marketing e Comunicação; porque a disponibilidade física e temporal para manter uma regularidade de publicação é inexistente.

As coisas mudam e os caminhos também. E nesse sentido entendo que por manifesta falta de tempo e porque o meu foco estratégico passou para temáticas complementares destas, mas que não são estas, o ciclo de vida deste blog chegou ao fim.

Decidi não actualizar mais este blog com informação sobre Marketing e Comunicação. Não sei se terei tempo e vontade para fazer um sobre TrendsInnovation. Veremos.

Este blog manter-se-á online mas sem actualização ou publicação. Faltará apenas mais um artigo, em breve, sobre uma nova forma de ver e gerir conteúdos. Mas não é já e, sobretudo, não é hoje.

Penso que contribuí para disseminar um pouco e ajudar (pelos comentários que aqui estão registados em diversos artigos isso é notório) alunos, professores e profissionais a terem mais conhecimento disponível sobre Marketing e Comunicação.

Até já ou até breve o MarkComms fica por aqui.
Fica aqui neste mesmo endereço mas fica por aqui em termos de conteúdos.
Tem muita coisa que é intemporal, outra que se desactualizou.
Mas poderá ser sempre uma ajuda a quem nele reconhecer valias pessoais, académicas e profissionais.

Eu estarei pelas Trends e Inovação em www.ayr-consulting.com e entre Lisboa e São Paulo (e mais uns outros locais novos que aí vêm). Sempre disponível para ajudar a pensar e apoiar a fazer...

LR

PS - Agradeço a todos os que amigos e inimigos o consultaram, leram, comentaram e criticaram. Voltem sempre...

Merry Xmas e Cool 2012!

4 Comments:

Blogger mamã Sílvia Evangelista said...

Olá Luis,
Gostei muito da sua última publicação (25/12/2011). Não tenho pena que seja a última, pois tenho a certeza que será a última aqui, mas não será com certeza o fim. Não o conheço, mas cheguei até si através deste Blog. Ajudou-me num momento e num trabalho da faculdade onde me sentia perdida. Não só renovou a minha esperança no dito trabalho como no próprio ser humano. Achei de um altruísmo e de uma boa vontade, a forma como se disponibilizou a ajudar uma estranha, uma aluna que não era sua e que teve a coragem de lhe pedir ajuda, não esperando sequer obter resposta ao pedido.
Da minha parte o meu muito obrigada.
Continue a dar de si, a deixar a sua marca e a fazer com que outros, tal como eu, se sintam motivados e inspirados.
Um beijinho e um até já…..
Silvia

10:05 da manhã  
Anonymous Erica. said...

Q pena ñ poder atualizar mais é o único blog q sigo relacionado ao MKT,mas ao mesmo tempo fico feliz pelo seu avanço e muito mais por fazer parte do país q mais amo(Braasil)rs.
Sucesso Luis e obg por se referência p/mim em td q relacionado no Mkt.
Agora vou ficar ligada nas Inovaçõe e tendências,rs.
Bjosssss.

3:31 da tarde  
Anonymous Pedro Trindade said...

Obrigado por toda a informação que, com todos, partilhas-te. Enquanto teu ex-aluno, colega mas principalmente amigo, agradeço o conjunto de temáticas que por uma ou outra razão tive oportunidade de pesquisar neste blog. Uma das razões pelo qual escrevo agora deve-se à necessidade de, mais uma vez, procurar informação sobre algo que por muitas vezes discutimos e que não recordo pormenorizadamente. Estou crente que mais hora menos minuto, face à quantidade de conteúdos existentes, por aqui encontrarei o que procuro. Bem haja pela muita informação. Que venha o próximo, acredito que será útil.

1:54 da manhã  
Blogger paulo alexandre said...

Luis, é uma pena. O teu blogue era por nós seguido com muito carinho!

10:55 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home