domingo, outubro 12, 2008

Publicidade - Definição e Interpretação

Sentido Etimológico da palavra Publicidade – Tornar público, transmitir informação ou ideias a outros.

Publicidade – Técnica de comunicação de massas, destinada a um público específico e que é especialmente paga e utilizada com o objectivo de dar a conhecer e valorizar uma Marca (Produto, Serviço ou Instituição), contribuindo para a sua experimentação, consumo, adesão, fidelização, utilização ou apoio.

Analisando esta definição em detalhe podemos retirar algumas conclusões interessantes sobre o significado desta técnica.

. É uma técnica de comunicação de massas porque põe em comum, sendo um esquema operatório para atingir um objectivo. É de raciocínio lato e engloba aperfeiçoamento, evolução e aprendizagem.

. Dirige-se a um público específico que são os potenciais consumidores ou utilizadores.

. É especialmente paga porque é um serviço que permite a uma empresa concorrer para um objectivo, com valor acrescentado, pelo que tem um custo associado. Por ter um valor acrescentado e concorrer para um objectivo é um investimento (nunca um custo) que trará contrapartidas a prazo.

. É um serviço técnico e não empírico, daí ter valor acrescentado, porque implica um conhecimento alargado de técnicas e disciplinas;

. É parcial porque não mente mas pode omitir, explorando apenas os pontos fortes das marcas que anuncia;

. Visa o consumidor final mas não pode descurar nem o prescritor (quem recomenda) nem o influenciador (quem influencia a decisão de compra);

. Por fim, a publicidade não vende. Ajuda a vender. É um dos elementos que faz com que a Marca (Produto/Serviço/Instituição) seja a escolhida.

1 Comments:

Blogger ACCA said...

Olá Prof.

Mais allgum dado que nos possa dar do livrinho de capa azul? Seja criativo....Não consegui encontrar nem na fnac nem na Bulhosa :-(

Tipo Autor?

Gracias

Cristina Augusto

6:11 da tarde  

Enviar um comentário

Direccione-me

Criar uma hiperligação

<< Home