Publicidade - Definição e Interpretação
Sentido Etimológico da palavra Publicidade – Tornar público, transmitir informação ou ideias a outros.
Publicidade – Técnica de comunicação de massas, destinada a um público específico e que é especialmente paga e utilizada com o objectivo de dar a conhecer e valorizar uma Marca (Produto, Serviço ou Instituição), contribuindo para a sua experimentação, consumo, adesão, fidelização, utilização ou apoio.
Analisando esta definição em detalhe podemos retirar algumas conclusões interessantes sobre o significado desta técnica.
. É uma técnica de comunicação de massas porque põe em comum, sendo um esquema operatório para atingir um objectivo. É de raciocínio lato e engloba aperfeiçoamento, evolução e aprendizagem.
. Dirige-se a um público específico que são os potenciais consumidores ou utilizadores.
. É especialmente paga porque é um serviço que permite a uma empresa concorrer para um objectivo, com valor acrescentado, pelo que tem um custo associado. Por ter um valor acrescentado e concorrer para um objectivo é um investimento (nunca um custo) que trará contrapartidas a prazo.
. É um serviço técnico e não empírico, daí ter valor acrescentado, porque implica um conhecimento alargado de técnicas e disciplinas;
. É parcial porque não mente mas pode omitir, explorando apenas os pontos fortes das marcas que anuncia;
. Visa o consumidor final mas não pode descurar nem o prescritor (quem recomenda) nem o influenciador (quem influencia a decisão de compra);
. Por fim, a publicidade não vende. Ajuda a vender. É um dos elementos que faz com que a Marca (Produto/Serviço/Instituição) seja a escolhida.
1 Comments:
Olá Prof.
Mais allgum dado que nos possa dar do livrinho de capa azul? Seja criativo....Não consegui encontrar nem na fnac nem na Bulhosa :-(
Tipo Autor?
Gracias
Cristina Augusto
Enviar um comentário
<< Home