quinta-feira, abril 23, 2009

Os Caça Tendências

Os caça-tendências(22-04-2009)
por Marisa Antunes


Descobrir o que é cool e o que está na crista da onda pode ser a garantia de sucesso num negócio que ainda vai ser lançado ou noutro já instalado. Mesmo em tempos agrestes. Numa altura em que vão à falência cerca de 11 empresas por dia, em média (números da consultora Informa Dun & Bradstreet para o primeiro trimestre deste ano), conseguir descobrir o que distingue a organização em relação aos seus concorrentes garante a diferença na guerra pela sobrevivência.

Carl Rohde, CEO da empresa Science of Time, a maior organização do mundo em pesquisa de tendências, esteve esta semana em Lisboa para falar de “recessão saudável” e explicar de que forma as correntes da moda — sejam elas no vestuário, na hotelaria, restauração ou qualquer outro mercado — podem ajudar a catapultar uma empresa.


Partindo do pressuposto de que aquilo que é novidade pode valer milhões no futuro, se bem aproveitado, a Science of Time presta um serviço de consultoria que tem ajudado nas decisões estratégicas de organizações como a Coca-Cola, a Wrangler ou a Unilever.

Carl Rohde realçou ao ExpressoEmprego que muitas vezes é nos momentos conturbados que se conseguem as melhores oportunidades. “Em tempos de crise há duas formas de enfrentar as dificuldades: a primeira é na defensiva, com raiva e amargura; a outra reacção, a que apelidamos de ‘abordagem da resiliência', surge quando pensamos que, ainda que exista dificuldade, esta vai tornar-nos mais fortes e criativos. E com estes novos poderes de criatividade nós conseguiremos subir mais alto e crescer, crescer acima do risco”, sublinhou o especialista em sociologia cultural e também professor da Universidade de Utrecht, na Holanda, onde coordena o departamento de comunicação de massa e ciências sociais.

Em Portugal desde Janeiro, a Science of Time é “a maior network do mundo em pesquisa de tendências, centrada nos comportamentos dos consumidores que dão origem a percepções que, por sua vez, derivam em produtos, negócios, campanhas ou marcas (a teoria do cool hunting )”, reforça também Luís Rasquilha, managing partner da Ayr, a empresa que representa a Science of Time no nosso país.

Esta network foi fundada por Carl Rohde há 15 anos e tem actualmente cerca de 500 consultores espalhados por todo o mundo. De seis em seis semanas eles actualizam as tendências, que são organizadas por áreas de comportamento de consumidor.

Gestão de sorrisos
Muitas destas tendências de consumo são determinantes para novas orientações ou redefinições estratégicas. “Nós trabalhamos na génese daquilo que dá origem a produtos, novos serviços e novas campanhas de marketing . Um exemplo: durante muito tempo, as calças de ganga estavam associadas à durabilidade, mas a actual tendência de consumo associa a ganga à diversão, e por isso as campanhas publicitárias passam essa mensagem de alegria e momentos passados com os amigos”, explica Luís Rasquilha, que é também professor universitário no INP-Instituto Superior Novas Profissões. Assim, seja em produtos de consumo, seja na área dos serviços, é possível saber qual a corrente de comportamento antes da aposta empresarial.
O managing partner da Ayr dá ainda outro exemplo: “Imagine-se um grupo hoteleiro que comprou um terreno no centro de Portugal e que se questiona qual o tipo de hotel que vai construir naquele local. É preciso analisar o actual comportamento de quem procura esses serviços, qual a evolução das suas mentalidades para se concluir se será mais direccionado para os seniores, para famílias, para os executivos, ou outros. Costumo dizer, em jeito de brincadeira, que fazemos a gestão de sorrisos e bem-estar, extraímos daí a informação que necessitamos, damos conteúdo empresarial e transferimos isso para as empresas que as transformam em negócios”.


Novos negócios, mesmo em períodos de recessão, como reforça Carl Rohde. “Os executivos, os marketeers, os CEO estão retraídos com a actual situação económica, o que é natural pois estamos de facto a passar por momentos difíceis e, por isso, cortar nos custos é razoável. Mas nas minhas viagens pelo mundo fora, tenho ficado surpreendido com o medíocre défice de imaginação de muitos profissionais”.

Para o mentor da Science of Time, “a recessão é a altura em que se deve agitar as coisas, ver as oportunidades que existem e trabalhar arduamente para um futuro bem-sucedido”.

http://aeiou.expressoemprego.pt/scripts/Actueel/display-article.asp?ID=2087

quarta-feira, abril 15, 2009

Lisboa Cool by AYR

Programa do Imagens de Marca de 28 de Março de 2009 em que se falou dos resulatdos do projecto Lisbon Cool City Hunt, realizado pela AYR e pelos alunos do INP.

http://www.youtube.com/watch?v=KE5Su-0adBk

Street Art by Edgar Mueller


Edgar Mueller is one of the world’s leading street artists. What makes him more outstanding right now is his series of street art in Recession times. Mueller, always relevant, really grabs the Zeitgeist in a creative manner that totally involves all.

segunda-feira, abril 13, 2009

Downgrading as a new Trend in Sane Recession


Cheapen your iPhone, downgrade today!
by Janus de Visser in on Saturday 11 April 2009 18:29


Stickers to make your iPhone look like it’s that old phone you had years ago.

The back of the iPhone gives enough room for a picture of those phones and Zweiphone gives us the possibility to downgrade.

Saiba mais em:
http://www.scienceofthetime.com/cool/cheapen_your_iphone_downgrade_today/

quinta-feira, abril 09, 2009

Para reflectir

do mesmo autor de "Nada está assim tão mau que não possa piorar".

LEI DA ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO
Tudo leva mais tempo do que todo o tempo que tens disponível.

LEI DA PROCURA INDIRECTA
1. A maneira mais rápida de se encontrar uma coisa, é procurar outra.
2. Encontras sempre aquilo de que não estás à procura.


LEI DA RELATIVIDADE DOCUMENTADA
Nada é tão fácil quanto parece, nem tão difícil quanto a explicação do manual de instruções.

LEI DAS COMUNICAÇÕES
- Quando te ligam: Se tens caneta, não tens papel...
Se tens papel, não tens caneta...
Se tiveres ambos, ninguém te liga.
- Quando ligas para números errados de telefone, eles nunca estão ocupados.
Parágrafo único:
Todo o corpo mergulhado numa banheira faz tocar o telefone.

REGULAMENTAÇÃO DO ESPECIALISTA
1. Especialista é aquele indivíduo que sabe cada vez mais sobre cada vez menos.
2. Super-especialista é aquele que sabe absolutamente tudo, sobre absolutamente
nada.

LEI DAS UNIDADES DE MEDIDA
Se estiver escrito "Tamanho único", é porque não serve a ninguém.

LEI DA GRAVIDADE
Se tu consegues manter a cabeça fria enquanto à tua volta todos a perdem, provavelmente não
estás a entender a gravidade da situação.

LEI DOS CURSOS, PROVAS E AFINS
1. Se o curso que mais desejava tirar só tem 'n' vagas, podes ter certeza de que serás o aluno
'n+1’ a tentar matricular-se.
2. Oitenta por cento do exame final será baseado na única aula a que faltaste, baseada no único
livro que não leste.
3. Cada professor parte do pressuposto de que tu não tens mais que fazer senão estudar a
matéria dele.
Parágrafo único:
A citação mais valiosa para a tua redação, será aquela de cujo autor não te consegues lembrar
do nome.

LEI DA QUEDA LIVRE
Qualquer esforço para se agarrar um objecto em queda, provoca mais destruição do que se o deixássemos cair naturalmente.
1. A probabilidade de o pão cair com o lado da manteiga virado para baixo, é proporcional ao valor da carpete.
2. O gato cai sempre de pé.
3. Não adianta atar o pão com manteiga às costas do gato e atirá-lo à carpete. O gato comerá o pão antes de cair... de pé.

GUIA PRÁCTICO PARA A CIÊNCIA MODERNA:
- Se mexer pertence a biologia.
- Se cheirar mal pertence a química.
- Se não funciona pertence a física.
- Se ninguém entende, é matemática.
- Se não faz sentido, é economia ou psicologia.
- Se mexer, cheirar mal, não funcionar, ninguém entender e não fizer sentido... é INFORMÁTICA!

LEI DAS FILAS E DOS ENGARRAFAMENTOS
A fila ao lado sempre anda mais depressa.
Parágrafo único: Não adianta mudar de fila. A outra é sempre mais rápida.
L
EI DO ADESIVO
Existem dois tipos de adesivo: o que não cola e o que não sai.

LEI DA VIDA
1. Uma pessoa saudável é aquela que não foi correctamente examinada.
2. Tudo que é bom na vida é ilegal, imoral ou engorda.

LEI DA ATRACÇÃO DE PARTÍCULAS
Toda a partícula em suspensão no ar, encontra sempre um olho aberto.

terça-feira, abril 07, 2009

Classified adverts booming online

Craigslist has recently toppled MySpace as most visited site. The traditional advertising market may be in decline, but online classifieds are bucking the trend, according to research.

Online monitoring firm Hitwise has found that visits to classified advertising websites are booming. Visits to such sites in the US are up 84% compared to the same time last year. According to Hitwise the top search term in the US in March was for US online classified site Craigslist.

Generating income
It ends a long reign for MySpace which had been the most searched for site for the last 16 months. The recession had played a part in turning people to classifieds, according to Hitwise.
"Consumers have embraced free classifieds as a way to generate income by selling personal items, while others take advantage of the deals available," said Heather Dougherty, Hitwise research director.

America's newspaper industry has been badly hit by the economic downturn with the rise of classified advertising websites held partly to blame.
Online classifieds in the UK were not doing quite as well as in the US but sites such as GumTree had seen a 15% growth in traffic over the last year, according to Hitwise. The reason for the gap between the US and the UK is down to the power of brand, thinks Robin Goad, research director at Hitwise. "Craigslist is much bigger in the US than over here and Gumtree doesn't have the same range," he said.

quarta-feira, abril 01, 2009

Wikibook - Nova ferramenta de gestão?


Segundo a consultora Gartner Research, em 2010 mais de 60 por cento das 1.000 maiores empresas do mundo vão estar associadas a uma comunidade online. Muitas delas já começaram. Como a MasterCard, que através do seu site angariou milhares de anúncios gratuitos. Ou a Procter & Gamble, que comercializa vários produtos comprados em leiloeiras da Internet. Ou ainda a Goldcorp, que conseguiu descobrir uma série de jazidas de ouro publicando na Internet os seus mapas geológicos…

O filão das redes sociais está no entanto longe de se esgotar…

Em Muitas Cabeças Pensam Melhor, o primeiro wikibook da história aplicado à gestão de empresas, milhares de pessoas juntaram-se em torno de um projecto único: dar a conhecer às empresas diferentes formas de rentabilizar o poder das multidões. O resultado foi espantoso. Barry Libert e Jon Spector, foram bombardeados com informações, vindas de estudantes de gestão, empresários e académicos. Todos eles partilharam num site as suas experiências, os casos de sucesso, em suma, as melhores maneiras de usar as comunidades para criar valor. Essa informação foi posteriormente trabalhada de modo a dar origem a este livro, um vibrante manual de gestão que é também um mapa do tesouro.

OS CASE-STUDIES

Para usar a sabedoria das multidões, só é preciso uma boa ideia. Veja-se o exemplo da Virgin Mobile. A operadora de telemóveis desafiou 4,5 milhões dos seus assinantes a comentar as campanhas promocionais da marca – em troca de 75 minutos de chamadas grátis. Os custos para a empresa foram mínimos. A resposta dos clientes teve um valor incalculável. A iniciativa da Virgin é um dos muitos case-studies relatados em Muitas Cabeças Pensam Melhor, um livro que é, em si mesmo, a prova do poder das multidões. Barry Libert e Jon Spector associaram-se à Wharton School e ao MIT e criaram uma comunidade online,
www.wearesmarter.org, onde se inscreveram milhares de pessoas. Todas elas contribuíram com ideias, projectos e casos reais de sucesso empresarial, que os autores reuniram e organizaram. O resultado é uma obra que ensina a tirar o maior partido possível das comunidades e redes sociais – em áreas tão diferentes como desenvolvimento de novos produtos, melhoria de serviços, incremento de vendas ou a própria gestão da empresa. Num ano de crise, onde a palavra de ordem é contenção, Muitas Cabeças Pensam Melhor fornece aos leitores técnicas já testadas que permitem colocar ao serviço da sua empresa, com um investimento mínimo, o inesgotável poder do crowdsourcing.

Ficha Técnica
Titulo: Muitas Cabeças Pensam Melhor
Titulo original: We are smarter then me
Autor: BARRY LIBERT e JON SPECTOR com milhares de colaboradores
Editora: Lua de Papel
Género: Livros Técnicos>Gestão Colecção: Guru
Formato: 14 X 21,5
Páginas: 172
PVP:14€