segunda-feira, janeiro 26, 2009

Entrevista Carl Rohde no Washington Post - AYR/Science of the Time

Com a chegada a Portugal da AYR Consulting, Trends & Innovation, a primeira consultora mundial de tendências (trend/cool hunting) com base no Science of the Time (a maior network mundial de trend hunting), partilho aqui a entrevista recente do nosso CEO mundial - Dr Carl Rohde - sobre este tema.

Saiba que vamos preparar em Fevereiro uma palestra sobre esta temática; sobre como podem a análise e a consultoria em tendências ser uma mais valia para o seu negócio.

http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2009/01/23/AR2009012302314.html


Bem vindo ao futuro
Luis Rasquilha
Managing Partner/Senior Vice President
AYR Consulting Trends & Innovation (a www.scienceofthetime.com company)

segunda-feira, janeiro 19, 2009

The “best job in the world”

The “best job in the world”

O governo australiano, mais especificamente o departamento de turismo, está a oferecer, segundo eles, o “Melhor trabalho do mundo”, numa ilha tropical na costa de Queensland.

Não há quaisquer qualificações necessárias para o cargo, e a troco de algo como 76,000 euros, por seis meses de trabalho, os candidatos só têm que conseguir nadar, fazer “snorkling”, mergulhar, e navegar!


O posto de trabalho oferece alojamento numa vila de 3 quartos, com piscina incluída, totalmente grátis, e ainda um horário de trabalho fléxivel, a rondar as 12 horas por mês, com tarefas como alimentar algumas centenas de espécies de peixes ou recolher o correio da ilha.

O candidato é ainda incentivado a visitar as ilhas nas redondezas, e a manter um blog para atrair mais turistas para a zona. Mais informações: Island reef job, Tourism Queensland.

AYR Consulting já é realidade

Meios & Publicidade
19 de Janeiro de 2009
Luís Rasquilha abre consultora de tendências e agência de meios terrorista
19 de Janeiro de 2009, por
Rui Oliveira Marques
http://www.meiosepublicidade.pt/2009/01/19/luis-rasquilha-abre-consultora-de-tendencias-e-agencias-de-meios-terrorista/

Luis Rasquilha está a montar com um grupo de seis sócios, que prefere não identificar, a Ayr, a Science of the Time Consulting. O projecto conta com o suporte da Science of the Time. Esta rede de tendências tem origem em Carl Rohde, professor universitário especializado em Sociologia do Consumo. “É a maior network do mundo em pesquisa de tendências”, sustenta Luís Rasquilha, justificando com os 500 colaboradores espalhados que reportam à sede as tendências que se estão a manifestar nas suas cidades e que depois são cruzadas com os estudos académicos.

O acordo com a consultora holandesa implicou Lisboa poder desenvolver negócio em África, na Europa de Leste, excepto Rússia, e na América Latina. É por isso que a Ayr nasce com uma ambição internacional: “Temos dois projectos consolidados, uma para o Leste, outro para a América do Sul. A perspectiva é de Lisboa para o mundo. Mas o primeiro impacto será com as marcas nacionais.”

A Ayr irá actuar no research, podendo identificar produtos ou serviços que estão hoje a manifestar-se de forma incipiente no subconsciente dos consumidores, na consultoria, propondo novos modelos de negócios, novas marcas ou novos produtos e no training. A apresentação oficial da consultora vai decorrer no próximo mês e contará com a presença de Carl Rohde. A expectativa de facturação está nos 150 a 200 mil euros em 2009 e tem como objectivo um milhão no prazo de três a quatro anos.

O plano não fica por aqui. “Se queremos ser uma consultora transversal e queremos ir para o terreno, faz sentido ter uma ferramenta para que as marcas ganhem visibilidade no mercado. A United Media surge como braço de apoio, que se posiciona como agência de media terrorista. Não vamos estar a fazer a página simples ou o anúncio de rádio”. O responsável pelo projecto explica o âmbito do negócio: “O tradicional é fazer segmentação pela Marketest, mas temos de encontrar outras formas de chegar ao consumidor. Pode ser Messenger, capas de telemóveis ou Hi5.” Para a United Media, não há, por enquanto, expectativas de facturação.

No fim de 2008 Luís Rasquilha, que continua a dar aulas no INP, deixou as actividades em que estava envolvido: a direcção geral da Etic e a direcção de marketing da Multipublicações, ficando como assessor da administração.(mais informações na edição de papel do M&P desta semana - 16Janeiro2009).

domingo, janeiro 11, 2009

2009 - Sane Recession?

Será que 2009 será um ano assim tão dramático em termos de recessão? Ou será esta uma recessão saudável na medida em que obriga a que as empresas (sem excepção) sejam mais transparentes, empenhadas e envolvidas com os seus comprimissos de mercado e na relação com os seus clientes?

A história diz-nos que a cada recessão emergem novos paradigmas, novos conceitos e novas formas de fazer negócio. Eliminam-se vícios e ganha-se discernimento com o objectivo de sobreviver mas também de crescer e acelerar.

Será 2009 um ano de recessão saudável?

Estudo A Outra Geração: Os Seniores apresentado ao mercado

A Novadir, em parceria com o Mundo Sénior, apresentou em Lisboa os resultados do estudo A Outra Geração: Os Seniores.
Notícias do Grupo Marktest, Novadir, 16 Dezembro 2008

Foi apresentado ao mercado na passada quinta-feira A outra geração: os Seniores, estudo desenvolvido pela Novadir/Grupo Marktest. A apresentação teve lugar no Centro Cultural de Belém e teve a honra de receber no painel de convidados Isabel Saraiva (Apifarma), Pedro Pessanha (McCann Erickson) e, para apresentar os primeiros resultados do estudo, o Director Técnico da Novadir, Carlos Teves. O lançamento do estudo realizou-se em parceria com o Mundo Sénior, reforçando a importância que a Agência de Comunicação e Consultoria Sénior tem manifestado na divulgação de temáticas e eventos relacionados com este segmento, para o qual o mercado parece ter despertado.

ORGULHO NO + VELHO
Isabel Saraiva, Directora do Centro de Estudos da Indústria Farmacêutica - Apifarma, começou pela desmontagem do conceito de 'velho' considerando urgente libertá-lo de conotações negativas. Este parece ser o termo que tem vindo a ser defendido na Saúde para designar este segmento. Na sua apresentação abordou o problema demográfico do envelhecimento, da redução da natalidade, da exclusão social e profissional dos mais velhos, da dependência e da importância crescente em termos populacionais da mulher sénior, lançando o desafio de analisar este segmento.

ESTAMOS PREPARADOS PARA SERVIR OS SENIORES?
Seniores activos, vivos e em crescimento. Esta foi a primeira mensagem de Pedro Pessanha, da McCann Erickson, que defende que os seniores começam a "dar nas vistas". Aconselhou as marcas a oferecer aspirações alcançáveis, nomeadamente ao retratar os seniores com realismo, pois é possível conjugar o envelhecimento com sonho e com glamour. Neste segmento, deve-se ter em conta a experiência de vida e o efeito nostalgia, pois o sénior gosta de relembrar o seu lado jovem, afirmou.

A OUTRA GERAÇÃO: OS SENIORES
A apresentação teve como objectivo divulgar em primeira mão alguns resultados do mais recente estudo da Novadir/Grupo Marktest. Mais de 70% dos seniores entre os 55-59 anos são activos, percentagem que vai diminuindo com a idade. Cerca de 47% não preparou nem está a preparar reforma e dos que referiram preparar, 47% afirmaram ter-se limitado aos descontos para a Segurança Social. Os produtos bancários (com 37%) e de seguros (16%) são as principais formas de preparar a reforma. Cerca de metade dos seniores (49%) afirma sofrer de uma doença crónica ou aguda, originando a toma regular de medicamentos por 89% destes seniores, com um gasto que para 76% dos casos vai até aos 150 Euros.
Cerca de 35% dos seniores já utilizam o sistema privado de Saúde, nomeadamente através de um seguro de saúde ou de um cartão de saúde (mais de 90% dos casos). Os resultados revelam ainda que, apesar deste número, dos 1.800 indivíduos inquiridos com idades compreendidas entre os 55 e os 74 anos, 86% afirmam ter recorrido, no último ano, a hospitais do sector público.
Apenas 26% dos seniores entre os 55-74 anos admite vir a recorrer a um lar/residência sénior e 17% a um centro de dia. Esta resistência a este tipo de serviços deve-se ao afastamento dos familiares/amigos, bem como à falta de privacidade. No entanto, os seniores reconhecem que existem várias vantagens neste tipo de equipamentos, tal como o acompanhamento especializado e as redes sociais que se estabelecem.
O mercado sénior representa cada vez maior importância, afigurando-se como um segmento vivo e activo nas suas escolhas e consumos. 71% preocupa-se com a sua aparência física e bem-estar, nomeadamente 68%, através da prática de exercício físico (destes, 50% praticam caminhadas). Também associado ao bem-estar, está a utilização de produtos de cosmética com 52%. Cerca de 38% realiza viagens de lazer e turismo, maioritariamente com familiares (70%) e 9% frequenta termas/SPA's.
Estas conclusões vêm demonstrar que o segmento sénior já não é um target esquecido e muitas empresas já desenvolvem produtos e serviços para este universo, pois nunca é tarde demais para viver a envelhecer com qualidade.

quinta-feira, janeiro 01, 2009

2009 - A Trendy Year

E chegámos a 2009. Um ano que se antevê cheio de dúvidas e incertezas. De desafios e incógnitas. Mas certamente um ano desafiador e cheio de oportunidades.

Da palavra crise apenas retiro uma única coisa:

o "S".

E ficamos com o mais fantástico, ambicioso e desafiador desejo para 2009.

Crie!

Nas maiores crises encontram-se as maiores oportunidades. Depende da perspectiva com que abordamos as coisas. Da minha parte vou (tentar) criar novas ideias e novas perspectivas que tentem acrescentar valor e ver com olhos mais positivos aquilo que muitos dizem ser uma crise. De confiança sim. Mais que tudo uma crise de confiança. Mas sendo a crise de confiança reflexo das intangibilidades há que inovar, diferenciar, criar. Em suma, estar em cima de um conceito que vai ser a minha próxima prioridade e a que chamamos Tendência(s).

Que 2009 seja um Trendy Year.