segunda-feira, agosto 28, 2006

Roupa de Marca a 1Euro

Dos melhores slogans que ouvi nos últimos tempos e que não é nada overpromise.
Visitem o centro comercial ao ar livre, commumente designado por Feira do Relógio (todos os Domingos), admito eu válido para outras feiras (Cascais, Carcavelos, Ladra, etc.), e constatem a capacidade de inovação, diferenciação, adaptação à envolvente e oferta que os feirantes (lojistas no Centro Comercial) têm para fazer valer a sua banca (loja) face à concorrente.
Os slogans são variados:
"Roupa da Floribella e da prima dela"
"Da indústria da minha Tia: roubo de noite para vender de dia"
"Restos El Corte Inglês, Zara, Bershka, Mango"
"A galinha dos ovos de ouro só vem uma vez por ano"
"Vamos lá que eu quero acabar com isto"
"Roupa de marca a 1 euro"
...
São tantos que um único post não chega para os relatar todos.
Mas o facto é que existe de tudo um pouco: pão, fruta, legumes, panelas, ténis, roupa, brinquedos, tapetes, carteiras, jogos game boy, malas de viagem, bla bla bla. Never ending story...
E o facto? Cheio de compradores que compram. Não é como os centros comerciais, cheios de compradores que passeiam. E as diferenças entre a roupa da loja e a da feira não é tanta assim, a não ser no preço.
Fiquei chocado com as marcas a 1 euro. Eu que trabalho e vivo a gestão de marcas. Mas vi marcas de topo a 10euros, a 20euros e a 1 euro.
Vão lá e vejam por vocês.

domingo, agosto 20, 2006

Sexy Bock



Já tivemos as cervejas coloridas, depois as não embebedantes, tivemos as guerras dos Abades mas parece que finalmente chegamos a bom porto.

É porventura uma das campanhas que mais tem dado nas vistas neste Verão e demonstra o que a Publicidade quando realizada ao seu melhor nível pode fazer.

Desde o aspecto criativo que está sem dúvida muito além daquilo que ultimamente se tem visto, toda a mensagem foca o que realmente está mais associado ao produto em questão e ao seu target fundamental.

Os grandes consumidores de cerveja são os Homens e que melhor combinação se poderá dar a um Homem do que uma “BELA e APETITOSA CERVEJA”?

Até mesmo os mais puritanos que apontam o dedo ao lado machista das coisas nem aqui podem pegar porque até mesmo para as mulheres a mensagem toca a sensualidade feminina e logo a associa ao produto em causa.

Mas não é por isso que esta campanha agrada é sem duvida porque materializa aquilo que no limite deve ser entendido e deve ser produzido pela publicidade.
Ideias com grande dose de criatividade que cumprem com os objectivos do anunciante e que agradam aos targets, melhor que isto?

É por coisas destas que esperamos e é por isto que existimos, agora por favor copiem o exemplo e mostrem que realmente aquilo que fazemos tem uma razão de ser!
Escrito em CoAutoria com o meu aluno INP Samuel Reis

sábado, agosto 05, 2006

Pense...

O essencial é invisível para os olhos...
Ser feliz não é
ter uma vida perfeita;
Ser feliz é reconhecer
que vale a pena viver
apesar de todos os
desafios e perdas.
Ser feliz é deixar
de ser vitima dos problemas
e se tornar autor
da própria história
Ser feliz é uma conquista e não obra do acaso...
Um belo dia resolvi mudar
E fazer tudo o que eu queria fazer
(...)
E em tudo que eu faço
Existe um porquê
(...)
No ar que eu respiro,
Eu sinto prazer
De ser quem eu sou
De estar onde estou...


(de uma amiga)

quinta-feira, agosto 03, 2006

“Isto é Verdade não é só Publicidade”

Esta expressão que tem inundado os lares Portugueses durante os últimos meses é altamente criticável não só e principalmente por quem trabalha em publicidade e sabe do assunto mas até mesmo por quem estuda a publicidade e compreende que aquilo que se faz dentro desta actividade é trabalho sério e com credibilidade mais que suficiente para não ser alvo deste tipo de avaliações ou brincadeiras de gosto duvidoso.
No entanto a Publicidade continua infelizmente a ser vista como algo duvidoso que não corresponde à verdade ou na cabeça de alguns indivíduos que andam por ai a ver a banda passar que é feito apenas e só porque a concorrência também o faz.
A Publicidade é muito mais que isso, é uma forma de criar e difundir conceitos e ideias que gera representações sobre um determinado objecto.
O poder da Publicidade é imenso, tão grande que pode mesmo destruir Marcas, condenar produtos a prisão perpétua nos lineares dos supermercados ou mesmo denegrir de forma irremediável a imagem de uma Organização.
No reverso da medalha, a Publicidade pode ser responsável pelos tão desejados milagres de vendas, pela grande notoriedade das Marcas e Instituições ou pela ascensão de Marcas a patamares inimagináveis.
É estranho que aconteçam este tipo de situações, mais estranho ainda dentro do meio o que demonstra que há ainda quem queira contribuir para a manutenção das mentalidades redutoras que continuam a ver a Publicidade como um parente pobre e apenas mais um instrumento ao serviço das empresas.

A Publicidade é uma coisa séria, fruto do trabalho de profissionais dedicados que se dedicam e sacrificam as suas vidas para desenvolver uma das actividades fundamentais para a evolução dos Mercados e para a estimulação da actividade económica combatendo a estagnação e procurando formas de despertar o consumo.

Para além disso é uma ferramenta fundamental para a construção de uma identidade e imagem fortes, uma vez que é um dos veículos preferênciais para a sua difusão, por isso e por muito mais que haveria a dizer a Publicidade esta longe de ser uma actividade onde a mentira e a dissimulação de algumas verdades acontece, pode por vezes omitir alguns aspectos, é verdade e não o podemos negar, mas nunca poderá ser acusada de mentir e é lamentável que alguns ainda queiram que assim continua a ser vista.

“Isto é Verdade não é só Publicidade”
Escrito em co-autoria com o meu aluno INP Samuel Reis